A maior concentração de casos tem ocorrido entre idosos com 65 anos ou mais, principalmente nos estados de Goiás e São Paulo
Os casos de rinovírus e Covid-19 estão em ascensão no Brasil, segundo informações recentes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O aumento da incidência de Covid-19 é mais notável entre os idosos com 65 anos ou mais, especialmente nos estados de Goiás e São Paulo. No entanto, essa tendência não se restringe a essas áreas, com crescimento também observado na Bahia, Ceará, Pernambuco, Sergipe e no Distrito Federal. A Fiocruz ressalta a importância de manter o esquema vacinal completo, destacando a relevância das vacinas contra a influenza. Além disso, a instituição chama a atenção para o aumento expressivo de casos de síndrome respiratória aguda grave entre crianças e adolescentes de 2 a 14 anos, associados ao rinovírus. A atualização do esquema vacinal é fundamental para evitar complicações dessas enfermidades.
Nos Estados Unidos, novas vacinas contra a Covid-19, desenvolvidas pela Pfizer e Moderna, receberam recentemente a aprovação da FDA. Essas vacinas são voltadas para a variante Ômicron KP2, que tem se mostrado mais contagiosa. Embora ainda não haja previsão para a chegada dessas novas fórmulas ao Brasil, as vacinas atualmente disponíveis continuam seguras e eficazes. A população é incentivada a manter o cartão de vacinação atualizado e buscar unidades de saúde para se vacinar. A Fiocruz reforça que a vacinação é uma das principais medidas preventivas contra a Covid-19 e outras doenças respiratórias, sendo essencial para controlar a disseminação dos vírus e proteger os grupos mais vulneráveis.