News

Segundo pesquisa, Pix se torna o principal meio de pagamento para microempreendedores individuais

Imagem Agência Brasil

















Estudo do Sebrae e IBGE mostra que 52% dos MEI consideram o Pix como principal forma de receber pagamentos, seguido pelo cartão de crédito, com 20% de preferência

O sistema de pagamento Pix tem se estabelecido como o meio preferencial de recebimento para microempreendedores individuais (MEI), de acordo com a terceira edição da pesquisa “Pulso dos Pequenos Negócios”, conduzida pelo Sebrae e pelo IBGE. Cerca de 52% dos MEI consideram o Pix como o principal meio de receber pagamentos, seguido pelo cartão de crédito, utilizado por 20% dos microempreendedores. O dinheiro ocupa o terceiro lugar, com 12% de preferência.

Já entre as micro e pequenas empresas, que possuem faturamento anual entre R$ 82 mil e R$ 4,8 milhões, tanto o Pix quanto o cartão de crédito dividem a preferência como principais meios de recebimento, sendo utilizados em 27% dos negócios. Em segundo lugar, estão os boletos, com 18% de preferência.

O aumento na preferência pelo Pix entre os MEI em comparação à edição anterior da pesquisa, publicada em agosto do ano passado, pode ser atribuído aos baixos custos em relação às maquininhas de cartões e à rapidez nas transferências, o que consolida o Pix como uma ferramenta essencial para essa categoria de empreendedores. Além disso, a falta de preocupação com troco, a facilidade de controle financeiro e a praticidade na gestão de fluxo de caixa, como o pagamento de fornecedores, também contribuem para a crescente adoção do Pix.

A pesquisa revela ainda que os MEI estão oferecendo descontos para clientes que utilizam o Pix, enquanto nas micro e pequenas empresas a oferta do cartão de crédito se mantém devido às vantagens que oferece, como parcelamento e conveniência.

Leia anterior

Encontro debaterá “Gestão da comunicação em empresas com múltiplas áreas de RI”

Leia a seguir

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de gripe em adultos e queda nos diagnósticos de COVID-19