News

Show dos Mamonas Assassinas em Valinhos completa 28 anos

Show foi realizado quase dois meses antes do trágico acidente que vitimou todos os integrantes, e eternizado como o último DVD da banda

Na próxima terça-feira, dia 16 de janeiro, completam-se 28 anos desde que a icônica banda Mamonas Assassinas realizou sua apresentação no Parque Monsenhor Bruno Nardini, em Valinhos. O show, que ocorreu em 1996, marcou as comemorações dos 100 anos da cidade e ficou registrado como um dos momentos mais emblemáticos da carreira da banda.

O show reuniu cerca de 80 mil pessoas, transformando o local da Festa do Figo de Valinhos em um verdadeiro palco de celebração. O público vibrava ao som das músicas irreverentes e cativantes dos Mamonas Assassinas, que conquistaram o Brasil com seu estilo único e humor peculiar.

O registro desse momento histórico ficou eternizado no álbum de vídeo “Show ao vivo – Arquivo Familiar”, lançado em 2002. O DVD apresenta a energia contagiante da banda durante a apresentação na cidade, tornando-se uma relíquia para os fãs.

Infelizmente, quase dois meses após essa marcante performance, em 2 de março de 1996, um trágico acidente aéreo vitimou todos os integrantes da banda.  O tempo estava fechado na Grande São Paulo na noite de 2 de março de 1996 final de semana, era um sábado. Uma espessa neblina cobria parte da Serra da Cantareira quando, por volta das 23h15, um jato executivo Learjet avançou por sobre as árvores, atravessou a cortina de névoa fria e colidiu na mata. Todos nove ocupantes morreram na hora: os dois tripulantes, um segurança, um assistente de palco e os cinco jovens músicos dos Mamonas Assassinas.

A última apresentação da banda Mamonas Assassinas, grupo formado por Dinho, Bento Hiroto, Júlio Rasec, Samuel e Sérgio Reoli foi na cidade de Brasília, Distrito Federal, e no dia seguinte, a banda planejava embarcar para Portugal.

O show dos Mamonas, que ocorreu em 1996, marcou as comemorações dos 100 anos da cidade (Arquivo Pessoal)

O show em Valinhos é lembrado não apenas pela qualidade musical dos Mamonas Assassinas, mas também por um momento especial que tocou o coração da plateia. Durante toda a apresentação, um garoto de dois anos chamado Thiago encantou a todos ao dançar junto à banda no palco, tornando-se parte daquela noite inesquecível.

Apesar do desfecho trágico que se seguiria, a apresentação dos Mamonas Assassinas em Valinhos permanece como um marco na história da música brasileira. O legado da banda vive através de suas músicas que continuam a conquistar novas gerações, e a lembrança desse show histórico será sempre um tributo à irreverência e ao talento inigualável dos Mamonas Assassinas.

A carreira da banda, com o nome de Mamonas Assassinas, durou de julho de 1995 até 2 de março de 1996 (pouco mais de 7 meses) e não só a morte de seus integrantes, como também o sucesso destes, foi meteórico e estrondoso.

No último dia 28, estreou em mais de 1054 salas espalhadas em 695 cinemas de todo o Brasil, Mamonas Assassinas – O Filme, e está cartaz nos cinemas de todo o país. Vale destacar que o longa baseado em fatos não foca no acidente de avião que tirou a vida de todos os membros da banda. O filme gira em torno dos desafios dos amigos, que em pouco tempo, conquistaram um país inteiro e se tornaram os queridinhos dos programas de palco. O lançamento deste filme, prova que a banda e seus integrantes fazem sucesso até hoje e marcam uma geração, que jamais esquecerá este fenômeno. Vale a pena conferir!

Leia anterior

A sensibilidade musical de Zé Neto e Cristiano na canção ‘Seu Polícia’

Leia a seguir

Dupla Zé Neto e Cristiano traz sucessos de ‘Escolhas’ para a Festa do Figo neste sábado