News

Sindicatos dos Correios avaliam greve na Black Friday

Os sindicatos dos Trabalhadores da Empresa Brasileira de Correios Telégrafos e Similares do Rio de Janeiro (Sintect-RJ) e de São Paulo, Grande São Paulo e Zona Postal de Sorocaba (Sintect-SP) estão planejando assembleias nesta quarta-feira (22) e quinta-feira (23) para avaliar a possível decretação de uma greve durante a semana da Black Friday.

A luta, segundo o Sintect-SP, é pela correção das inconsistências deixadas pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) no texto do Acordo Coletivo 2023-2024. O sindicato afirma que essas inconsistências, identificadas na minuta do acordo, não deveriam existir. Embora tenham sido parcialmente corrigidas pela empresa, os trabalhadores alegam prejuízos, incluindo descontos no tíquete peru e outras questões não resolvidas.

As reivindicações incluem a solicitação de concurso público, melhores condições de trabalho e correção da tabela salarial. Os Correios afirmam que estão operando normalmente em todo o país, com 100% dos empregados presentes, agências abertas e todos os serviços disponíveis. Cinco sindicatos dos Correios ainda decidirão sobre uma possível paralisação parcial.

A empresa preparou medidas para garantir a normalidade dos serviços, incluindo a contratação de mão de obra terceirizada e realização de horas extras. Os Correios destacam que, pela primeira vez em 7 anos, assinaram o Acordo Coletivo de Trabalho em 2023, recuperando mais de 40 cláusulas extintas anteriormente. O aumento linear de R$ 250 para a maioria do efetivo e o programa de bolsa de estudos são mencionados como conquistas pela empresa.

Leia anterior

Jogo dos Campeões – Fluminense x São Paulo

Leia a seguir

Valinhos revitaliza 77 pontos de ônibus com abrigos