News

Sistema de inteligência da Prefeitura localiza mais um procurado pela justiça

Prisão do homem de 57 anos foi expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Mais um procurado pela justiça, com mandado de prisão em aberto, foi localizado pelo sistema de monitoramento do Centro de Operações e Inteligência (COI) de Valinhos neste último domingo, dia 9. Ação aconteceu quando ele passou por um ponto de monitoramento.

A prisão do homem de 57 anos foi expedida pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

De acordo com a Guarda Civil Municipal, as equipes de patrulhamento receberam as informações sobre as características do carro, um Renault Clio, e os agentes encontraram o veículo seguindo sentido Campinas.

Durante a abordagem, foi constatado que o condutor era proprietário do carro e estava com o nome incluso no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do Conselho Nacional de Justiça.

Com um mês de implantação, essa é a terceira detenção realizada pela GCM de Valinhos através do sistema de inteligência. As outras duas pessoas, uma mulher e um homem, foram detidos ao passarem com seus veículos por câmeras de monitoramento.

Todos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil e na sequência levados para a cadeia do 2° Distrito Policial de Campinas.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, revelou que além dessas detenções, dezenas de carros cujos proprietários estão com mandado de prisão em aberto, porém não eram conduzidos por eles, já foram abordados pela GCM, mostrando a eficiência do sistema para segurança da população valinhense. “O sistema é inteligente e associa a placa do veículo ao proprietário, que se tiver com mandado de prisão é apontado pela tecnologia com emissão de um alerta para as equipes de patrulhamento. Ou seja, entramos numa nova era, onde o agente aborda veículos na certeza, já sabendo o que está acontecendo”, destacou Cruz.

Segundo o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, a ampliação dos pontos de monitoramento com mais câmeras estão consolidando a muralha digital de segurança de Valinhos, que estava por anos fora do uso de tecnologia e inteligência em combate ao crime. “Diversas cidades da nossa região já usam sistemas de inteligência semelhantes há anos, e na Região Metropolitana de Campinas somos a última cidade a implantar essa tecnologia. Mas agora a população pode comemorar, pois Valinhos avançou ainda mais em segurança pública”, disse.

Leia anterior

Atleta valinhense bate recorde paulista em campeonato de natação

Leia a seguir

Festa das Crianças terá posto de vacinação contra Poliomielite