Tempo Perdido – O grito de uma juventude

A canção é um dos maiores hits da banda Legião Urbana

Por Rafaela Duarte

A grande pergunta é será quetemos todo o tempo do mundo? Tempo Perdido, é um clássico do rock brasileiro. A música está no álbum conhecido como Dois, da banda Legião Urbana e até hoje é sucesso no país todo.

A canção foi escrita por Renato Russo e foi lançada em 1986. O compositor trata de como o tempo passa, a aflição que isso pode causar, a rotina e até mesmo um tipo de cansaço mental em alguns trechos.

Conforme sugere seu nome, Tempo Perdido, reflexiona a maneira e passagem breve pela vida de modo desfavorável. A obra aborda como é ter e não ter tempo. Além de como é ser jovem e não conseguir aproveitar a vida por conta de condições impostas desde o princípio,

A música é interpretada em primeira pessoa, o personagem reflete o tempo que passou dormindo. Pensando que foi um tempo inútil, portanto, acordando, ele possui outras possibilidades e, assim, evidencia que “temos todo o tempo do mundo.”

O personagem pensa antes de dormir sobre as coisas memoráveis e as que prefere esquecer. Porém, ele compreende que é importante aproveitar o tempo que ainda lhe sobrou.

Há ainda uma crítica sobre a obrigação do trabalho. O suor sagrado é o esforço para ter dinheiro por meio do trabalho cansativo, que consome quase o dia todo. Renato se incomoda com a exploração dos mais fracos pelos mais fortes e do sistema, considerando isso “selvagem”.

Na música é perceptível certa fragilidade das pessoas, quando existe dificuldades. Ele pede um abraço como forma de força, apesar tudo estar errado, ele quer sentir que está distante de tudo.

O fim da letra de Tempo Perdido, mostra que existem jovens que sonham com um mundo melhor, com mais respeito e contra a dominação de poderosos, pois sem isso, o tempo seria melhor aproveitado.

Leia anterior

Dom Nery abrigou órfãos da epidemia de febre amarela

Leia a seguir

Largo São Sebastião tem “Procon Móvel” nesta sexta-feira