No ocorrido três pessoas forma mortas, entre elas o atirador
No dia da estreia da Copa do Mundo Feminina 2023 ocorreu um tiroteio a 200 metros do hotel onde a seleção da Noruega está hospedada, em Auckland (Nova Zelândia).
No ocorrido três pessoas forma mortas, entre elas o atirador, morto pela polícia. Além de seis pessoas feridas, incluindo policiais. A motivação do crime ainda não foi revelada.
Chris Hipkins, primeiro-ministro da Nova Zelândia, garante que não há nenhuma ameaça à segurança nacional e à organização da Copa.
A Federação de Futebol da Nova Zelândia emitiu um comunicado em suas redes sociais garantindo a segurança durante o jogo.
“A Federação de Futebol da Nova Zelândia está chocada com o incidente em Auckland CBD esta manhã. Podemos confirmar que toda a equipe e funcionários do Football Ferns (apelido da seleção) estão seguros, mas não poderemos comentar mais enquanto os detalhes ainda estiverem surgindo. Os preparativos para o jogo desta noite no Eden Park continuarão como planejado”.
Logo após isso, a Fifa também emitiu um comunicado oficial, garantindo que as seleções estão recebendo o devido suporte e confirmando a partida que aconteceu no mesmo dia, horas depois.
“A FIFA apresenta suas mais profundas condolências às famílias e amigos das vítimas que perderam a vida após o incidente ocorrido nesta manhã em Auckland, Nova Zelândia. Nossos sentimentos e orações ficam com aqueles que foram feridos neste trágico incidente.
Imediatamente após o incidente, o presidente Gianni Infantino e a secretária-geral da FIFA, Fatma Samoura, entraram em contato com as autoridades da Nova Zelândia. A FIFA também está em contato constante com as equipes participantes afetadas por este incidente.
A FIFA foi informada de que este foi um incidente isolado que não estava relacionado às operações de futebol e a partida de abertura esta noite no Eden Park ocorrerá conforme planejado.
O horário de funcionamento do FIFA Fan Festival no centro da cidade de Auckland será confirmado oportunamente. As equipes participantes próximas a este incidente estão sendo apoiadas em relação a qualquer impacto que possa ter ocorrido”.