News

Top 3 equipes: Red Bull estabeleceu, em 2023, o maior domínio de uma equipe na categoria

Escuderia quebrou recorde de 1988, da McLaren de Senna e Prost, que durou exatos 35 anos

Por Bruno Marques

Das 22 etapas da temporada de 2023 de Fórmula 1, a Red Bull venceu 21. Nada menos que 19 com Max Verstappen e 2 com Sergio Pérez. Estatisticamente, deu 95,4% de vitórias da equipe neste ano.

De pole positions, a RBR assinalou 14 das 22. Foram 12 com Max e 2 com Sergio. O time somou incríveis 860 pontos. Número que é maior do que a pontuação da Mercedes (2ª no campeonato) e Ferrari (3ª) somadas.

Por mais que a história da F1 seja permeada por eras de pilotos e equipes, e a Mercedes recentemente exerceu o domínio que durou mais tempo (2014 a 2020), esta foi a temporada em que a equipe campeã mais sobrou.

Em 1988, a McLaren de Senna e Prost faturou 15 das 16 corridas, o que representou um domínio de 93,7%. A única etapa não vencida pela McLaren foi justamente em Monza, que caiu no colo de Gerhard Berger, da Ferrari.

Exatos 35 anos depois, em 2023, foi novamente a Ferrari que foi a única equipe a vencer sem ser a campeã. Carlos Sainz Jr ganhou uma corrida de honra, em Singapura.

Ferrari

A Scuderia caprichou no design do projeto para esse ano. Se fez valer da inspiração de modelos clássicos da sua própria linhagem dos anos 90 e tudo indicava ao menos um carro mais equilibrado. Contudo, os erros estratégicos, de equipe e a disputa entre Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr fadaram o time italiano a apenas uma vitória e o 3º lugar no Mundial.

McLaren

Foi uma das temporadas mais irregulares do time inglês desde que este tenta se reerguer da época que já foi uma equipe de ponta. Houve corridas em que seus pilotos amargaram o fim do grid, e em outras, principalmente a partir da segunda metade do campeonato, que Norris e Piastri subiram ao pódio. Mostrou muito potencial, mas ainda precisa encontrar regularidade.

Leia anterior

Confira as principais ações em andamento do DAEV destacadas em 2023

Leia a seguir

Estação Cultural oferece musical “Estrelas do Natal”