Valinhos e Vinhedo abrem caminho para o Trem Intercidades entre Campinas e São Paulo

O projeto do Trem Intercidades (TIC), que promete revolucionar a mobilidade entre o interior e a capital paulista, acaba de avançar mais uma etapa importante, e Valinhos e Vinhedo estão entre as cidades diretamente impactadas.

Uma resolução publicada nesta segunda-feira (20) no Diário Oficial do Estado de São Paulo declarou 23 áreas como de utilidade pública, abrangendo os municípios de Jundiaí, Louveira, Vinhedo, Valinhos e Campinas. Esses espaços, que somam mais de 77 mil metros quadrados, serão desapropriados pela concessionária TIC Trens S.A., empresa responsável pela execução das obras.

Segundo o documento, as desapropriações poderão ocorrer de forma amigável ou judicial, e o governo autorizou o caráter de urgência para acelerar o acesso aos terrenos e dar início à construção da Via Permanente do Trecho 3 – Lote 1 do empreendimento.

Entre as áreas afetadas, Vinhedo terá um terreno de 182 m² pertencente ao SESI, enquanto em Valinhos e Louveira os trechos incluem espaços pertencentes a empresas e residências. A previsão é que as obras comecem em 2026.

O Trem Intercidades São Paulo–Campinas é considerado uma das maiores obras de mobilidade do estado, com viagens de cerca de 64 minutos entre as duas cidades, atingindo velocidades de até 140 km/h. Além do serviço expresso (TIC Eixo Norte), o projeto prevê também o Trem Intermetropolitano (TIM), com paradas em Louveira, Vinhedo e Valinhos — ampliando a integração com a Linha 7-Rubi da CPTM, que atualmente termina em Jundiaí.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

Fazenda Candinho entra para a história como patrimônio cultural de Valinhos

Leia a seguir

Petrobras anuncia novo preço da gasolina para distribuidoras