Trump e Lula discutem acordo comercial entre Brasil e EUA após reunião na Malásia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (27) que a reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi “muito boa” e voltou a elogiá-lo publicamente. O encontro bilateral, realizado na Malásia, marcou o início das negociações de um novo acordo comercial entre Brasil e Estados Unidos.

Trump descreveu Lula como um líder “muito vigoroso e impressionante” e aproveitou para parabenizá-lo pelos 80 anos, completados nesta segunda-feira. O norte-americano destacou que as conversas foram produtivas e sinalizou avanços nas tratativas entre os dois países.

Lula também demonstrou otimismo com o resultado da reunião e afirmou acreditar que o acordo deve ser finalizado nas próximas semanas. “Se depender de mim e do presidente Trump, vai ter acordo”, declarou. O líder brasileiro explicou ainda que entregou uma lista com reivindicações do governo brasileiro e que percebeu disposição dos EUA em resolver os impasses comerciais.

Esta foi a primeira reunião oficial entre Lula e Trump para discutir tarifas e comércio bilateral. Durante o encontro, os presidentes também conversaram sobre outros temas internacionais, incluindo as relações com a China, a situação na Venezuela e menções ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

Leia anterior

Cientistas desenvolvem fungo com aroma floral que elimina mosquitos transmissores de dengue, zika e malária

Leia a seguir

Conferência “A Arte de Educar com Inclusão” acontece nessa sexta (31)