Unidade de captação e transplantes de córneas chega em Campinas

Rede Mário Gatti terá Banco de Olhos em parceria com o BOS de Sorocaba

Campinas passará a contar com uma unidade de captação e transplantes de córneas. Acordo de cooperação entre a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) possibilitará a ampliação em até 20% do número de córneas captadas.

O BOS é o principal captador de córneas do País, responsável por 70% das doações do Estado de São Paulo e 40% no País. As captações acontecem em Sorocaba e região, Campinas, Hospital Estadual Sumaré e Vale do Paraíba.

O plano de captação de córneas, que foi interrompido pela pandemia, está sendo restabelecido com melhores condições técnicas e com maior apoio organizacional, devido a alta demanda que a Rede tem.

A ampliação de locais de captação visa também reduzir o número de pacientes em lista de espera em 50% e o tempo de espera em lista de um ano para no máximo dois meses.

No Estado de São Paulo, há 3.257 pacientes esperando por um transplante de córnea, segundo o BOS.

As córneas captadas são destinadas aos pacientes inscritos na fila de espera por transplante. A fila é unificada e controlada pela Central Nacional de Transplantes e, no Estado de São Paulo, pela Central Estadual de Transplantes do Estado de São Paulo.

Leia anterior

Valinhos realizará cirurgias de estrabismo infantil

Leia a seguir

Feira Arte na Praça contará com Passeio de Motociclistas e Rock neste domingo, dia 18