Rede Mário Gatti terá Banco de Olhos em parceria com o BOS de Sorocaba
Campinas passará a contar com uma unidade de captação e transplantes de córneas. Acordo de cooperação entre a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS) possibilitará a ampliação em até 20% do número de córneas captadas.
O BOS é o principal captador de córneas do País, responsável por 70% das doações do Estado de São Paulo e 40% no País. As captações acontecem em Sorocaba e região, Campinas, Hospital Estadual Sumaré e Vale do Paraíba.
O plano de captação de córneas, que foi interrompido pela pandemia, está sendo restabelecido com melhores condições técnicas e com maior apoio organizacional, devido a alta demanda que a Rede tem.
A ampliação de locais de captação visa também reduzir o número de pacientes em lista de espera em 50% e o tempo de espera em lista de um ano para no máximo dois meses.
No Estado de São Paulo, há 3.257 pacientes esperando por um transplante de córnea, segundo o BOS.
As córneas captadas são destinadas aos pacientes inscritos na fila de espera por transplante. A fila é unificada e controlada pela Central Nacional de Transplantes e, no Estado de São Paulo, pela Central Estadual de Transplantes do Estado de São Paulo.