No último dia 30 de Novembro aqueles que trabalham com carteira assinada, receberam a primeira parcela do 13º Salário e até o dia 20 de Dezembro devem receber a segunda parcela.
Se você é uma dessas pessoas, já parou para pensar em como usar esse recurso extra da melhor forma possível?
Caso você tenha dívidas, deve aproveitar esse momento para amortizar ou até quitar algum compromisso. Os juros sempre são maiores do que o rendimento de qualquer aplicação financeira.
Caso não tenha dívidas, PARABÉNS!!. Nesse caso, você precisa ter sabedoria e disciplina para fazer boas escolhas. Nesse caso você pode dividir o valor que vai sobrar para uso em algumas “caixinhas”.
1. Reserva de Emergência: Se você ainda não tem, saiba que é importante ter sempre uma reserva para imprevistos. O carro que quebra, uma doença inesperada, ou até o desemprego. O ideal é que essa reserva seja 6 vezes o valor de sua renda mensal. Reserve uma parte, mesmo que pequena para essa parte.
2. Experiências: Sim, você merece uma recompensa por todo seu trabalho durante o ano. Nem que seja um jantar especial ou uma viagem. Aproveite para negociar descontos para pagamento à vista. Pode ser o momento também de presentear e agradar as pessoas que te acompanham ao longo da jornada.
3. Investir: Essa palavra nos remete principalmente aos investimentos financeiros, que também são ferramentas importantes. Usar o dinheiro para nosso crescimento pessoal também é um investimento. Um curso de extensão, uma pós-graduação ou aprender outro idioma são alguns exemplos. Isso pode lhe trazer melhores condições para competir e aproveitar oportunidades no mercado de trabalho e consequentemente ganhar mais no futuro.
Essas são apenas sugestões para incluir no seu planejamento financeiro. Caso não tenha ainda, aproveite para refletir sobre isso e na sua relação atual com o dinheiro.