Valinhos inicia aplicação da vacina ACWY em crianças de 12 meses

A Prefeitura de Valinhos iniciou nesta terça-feira (1º) a aplicação da vacina meningocócica ACWY em crianças de 12 meses. A medida segue as diretrizes atualizadas do Ministério da Saúde e já está em vigor em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

Valinhos amplia proteção contra a meningite com nova vacina nas unidades básicas de saúde

A vacina ACWY oferece proteção contra quatro tipos de meningite causadas por diferentes sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis: A, C, W e Y. Com a mudança, o reforço aos 12 meses, que antes utilizava a vacina meningocócica C conjugada, passa a ser feito com a versão ACWY.

O esquema vacinal infantil permanece com a primeira dose aos três meses e a segunda aos cinco meses. A novidade está no reforço administrado aos 12 meses, agora com a vacina ACWY. Crianças que já receberam a dose C no reforço de 12 meses não precisam ser vacinadas novamente.

A atualização busca ampliar a cobertura vacinal contra a meningite, doença que pode causar complicações neurológicas graves. A recomendação é que pais e responsáveis consultem a UBS mais próxima para atualização da caderneta de vacinação.

Informações sobre locais e horários estão disponíveis no site oficial da Secretaria de Saúde de Valinhos.

Leia anterior

Valinhos adota novo símbolo internacional de acessibilidade e reforça compromisso com inclusão

Leia a seguir

Luau na Serra dos Cocais une trilha, pôr do sol e música ao vivo em Valinhos