

A Secretaria de Estado da Saúde emitiu um alerta aos romeiros que pretendem participar das peregrinações rumo ao Santuário Nacional no feriado de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. A recomendação é que todos tomem a vacina contra a febre amarela com antecedência mínima de dez dias, prazo necessário para que o imunizante tenha eficácia.
Em Valinhos, a Vigilância em Saúde reforça a orientação e pede apoio das comunidades religiosas para que os grupos de romaria incentivem seus participantes a se vacinar o quanto antes. “Há peregrinações que duram vários dias, em áreas de vegetação, o que aumenta o risco de exposição. Por isso, é fundamental que todos estejam imunizados, a principal forma de prevenção contra a doença”, destacou a diretora da Vigilância em Saúde, Luciane Navarro.
De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde, o Estado de São Paulo registrou 66 casos de febre amarela em 2025, sendo que 37 evoluíram para óbito. Em Valinhos, um morador do Jardim São Cristóvão morreu em fevereiro, sem ter recebido a vacina.
A imunização contra a febre amarela está disponível gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Valinhos.