Manter a vacinação em dia é fundamental para preservar a saúde individual e coletiva
A vacina tríplice viral (SCR) é uma das principais aliadas na proteção da saúde nos primeiros 15 meses de vida. Administrada em três doses, aos 6, 12 e 15 meses, essa vacina também é recomendada para pessoas nascidas a partir de 1960 que nunca receberam a imunização. Para quem está na faixa etária entre 20 e 29 anos, a recomendação é receber duas doses. Cada frasco do imunizante é capaz de render até cinco aplicações.
Distribuída pelo Ministério da Saúde por meio do Plano Nacional de Imunizações (PNI), a vacina tríplice viral é responsável por combater três doenças consideradas controladas no país devido à imunização. A rubéola foi considerada erradicada desde 2015, no entanto, a caxumba e o sarampo voltaram a afetar a população brasileira recentemente, após anos de controle, devido à queda na taxa de vacinação, que foi influenciada pela pandemia.
Embora as doenças pareçam controladas, a falta de doses da vacina pode possibilitar o ressurgimento dessas enfermidades. Por isso, manter a vacinação em dia é fundamental para preservar a saúde individual e coletiva.
Em Valinhos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) oferecem a vacinação da tríplice viral. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h. Vale ressaltar que as UBS dos bairros Paraíso e São Marcos contam com um horário de atendimento estendido até às 18h. A UBS Vila Santana, por sua vez, aplica a vacina às terças, quintas e sextas, nos horários das 9h às 11h e das 13h às 15h. Nas segundas e quartas, a unidade prioriza a vacinação de BCG.
As vacinas desempenham um papel crucial na prevenção de doenças evitáveis, protegendo tanto os indivíduos quanto a comunidade. Mantenha-se informado sobre os calendários de vacinação e contribua para a manutenção de um ambiente saudável para todos.