Vacinação da gripe acontece em todas UBS de Vinhedo

Doses são para o grupo prioritário, segundo padronização do Ministério da Saúde, que também pode receber o imunizante no sábado, dia 15, no “Dia D” que acontece na UBS do Planalto – Centro

Já estão disponíveis, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Vinhedo, as doses de vacina contra a gripe para os grupos prioritários, segundo padronização do Ministério da Saúde. Para aplicar o imunizante contra as variantes do vírus influenza, que causa a gripe, as unidades estão disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 12h30 às 15h30.

Nesta etapa, podem se vacinar crianças de seis meses a menores de seis anos de idade, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos com mais de 60 anos, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, pessoas com deficiência permanente, profissionais das forças de segurança e salvamento e das forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade em medida socioeducativa e população privada de liberdade. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada um dos grupos elegíveis.

Os demais grupos definidos pelo Ministério da Saúde como público prioritário para receber a vacina contra a gripe serão convocados ao longo das próximas semanas. A campanha vai até 31 de maio.

A Saúde também vai promover o “Dia D Contra Gripe” no próximo sábado, dia 15, na UBS do Planalto – Centro, das 8h às 15h, também para este grupo inicial. 

Pra que se vacinar?

A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O imunizante é trivalente e protege contra três cepas do vírus da influenza (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da covid-19.

Para receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade e cartão de vacina, sem a necessidade de agendamento prévio. As puérperas devem apresentar documento como certidão de nascimento, cartão da gestante, documento do hospital onde ocorreu o parto, entre outros. Os trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove a atividade assistencial em serviços de saúde.

Para se vacinar, as crianças devem estar acompanhadas de pais ou responsáveis e apresentar, preferencialmente, o documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF e cartão de vacina.

Grupos Prioritários
– Crianças de 6 meses a 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias),
– Trabalhadores da saúde
– Gestantes e puérperas
– Professores do ensino básico a superior
– Povos indígenas, povos e comunidades tradicionais quilombolas
– Idosos com 60 anos ou mais 
– Profissionais das forças de segurança e Forças Armadas
– Pessoas com deficiência permanente
– Caminhoneiros
– Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais 
– Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário 
– Trabalhadores portuários e população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional
– Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

Serviço
Campanha contra Gripe (Influenza)
Data: segunda-feira (10) até dia 31 de maio
Horário: de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 12h30 às 15h30
Local: em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Vinhedo

Leia anterior

Iniciativas que apoiam afroempreendedoras se fortalecem pelo país

Leia a seguir

AMGTA publica primeiro documento de pesquisa encomendado