Valinhos inicia vacinação contra VSR para gestantes a partir de 28 semanas nas unidades básicas

As unidades básicas de saúde de Valinhos começaram a aplicar a vacina contra o vírus sincicial respiratório (VSR), responsável por infecções respiratórias como bronquiolite e pneumonia em crianças pequenas. A imunização é destinada exclusivamente a gestantes com pelo menos 28 semanas de gestação, período no qual a vacina apresenta eficácia adequada para proteger o bebê.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a comprovação da idade gestacional é obrigatória. Para receber a dose, a gestante deve apresentar cartão da gestante, exames ou outro documento que indique o tempo de gravidez, além de documento com foto. A vacinação está disponível em todas as unidades básicas do município.

O VSR é responsável por cerca de 75 por cento dos casos de bronquiolite viral aguda e 40 por cento das pneumonias em crianças menores de dois anos, especialmente em períodos de baixas temperaturas. A vacinação durante a gestação ajuda a prevenir formas graves da doença em bebês com menos de seis meses, faixa etária mais vulnerável.

A Secretaria orienta que as interessadas consultem os endereços e horários das unidades básicas de saúde no site oficial da pasta.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

GCM de Valinhos detém homem por ameaça e injúria dentro da Prefeitura

Leia a seguir

GCM de Valinhos treina profissionais da Secretaria de Turismo em primeiros socorros para atuação durante a Festa do Figo