Atleta comentou sobre os desafios de competir em um campeonato internacional em sua própria cidade
Por Gabriel Previtale
Ana Caroline Martins, de 35 anos, natural de Valinhos e atualmente residente em Pato Branco, Paraná, destacou-se no Pan-Americano de Bocha, realizado de 4 a 7 de julho, na sua cidade atual. O torneio, que contou com a participação de seis países – Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Uruguai – foi uma classificatória para o Mundial.
Carol competiu em duas modalidades: Individual Feminino e Tiro de Precisão. No Individual, sagrou-se Vice-Campeã, e no Tiro de Precisão, consagrou-se Campeã, alcançando o tricampeonato pan-americano nesta modalidade.
A atleta comentou sobre os desafios de competir em um campeonato internacional em sua própria cidade. “A responsabilidade aumenta por ser aqui na minha casa. A sensação é de dever cumprido, de ter alcançado o objetivo que era a vaga para o Mundial.”
Carol garantiu sua vaga para o Mundial de Bocha, que será realizado em Antália, Turquia, de 22 a 28 de outubro. Ela já tem uma trajetória de sucesso internacional, sendo duas vezes Vice-Campeã Mundial – uma no Individual em Roma e outra em duplas no World Games na Polônia. Além disso, é Campeã Pan-Americana de Seleção, Campeã Brasileira e Tri-Campeã Brasileira no Tiro de Precisão.
“A conquista do Tri Campeonato de Tiro de Precisão ficará guardada para sempre, por ter sido disputada aqui onde moro atualmente”, declarou Carol. Para o Mundial, ela espera trazer ao menos uma medalha nas modalidades Individual e Tiro de Precisão, independentemente da cor.
Com 24 anos de experiência no bocha, a atleta começou acompanhando seu pai, técnico da extinta equipe do Concórdia de Valinhos. Seu amor pelo esporte cresceu após conhecer a regra sul-americana em Campinas, graças a Luiz Bonetto, conhecido como Dede. Seu pai ainda joga em Valinhos, enquanto ela se mudou em 2019 para Pato Branco, em função da bocha.
Ana Caroline cita seus pais e seu marido e técnico, Ivano Sgarabotto, como suas principais inspirações. No bocha feminino, admira Ingrid Schulz e Noeli Dalla Corte, com quem teve o privilégio de jogar. Também agradece às amigas do Corinthians, Palmeiras, GDR Piquery, e a muitos outros que a ajudaram em sua jornada.
Atualmente, Ana Caroline atua pela Associação Vila Nova Pato Branco/Coopertradição e é filiada à Federação Paranaense de Bocha. Ela conta com o apoio da Associação e da Coopertradição.