Segundo o atleta essa foi a corrida mais difícil de sua vida
Por Rafaela Duarte
O valinhense Douglas Hemerson de Souza, de 38 anos, tem se destacado no universo das corridas de longa distância. Nesta sexta-feira, 21, ele enfrentou a Ultramaratona de Indaiatuba no Parque do Mirim, uma das provas mais desafiadoras de sua carreira, com mais de 150 quilômetros percorridos em 24 horas, testando ao máximo sua resistência física e força mental.


“Para mim, essa foi de longe o maior desafio como atleta, tanto mental quanto físico. A todo momento, o corpo queria desistir, e a dor, em alguns momentos, era surreal!”, revela Douglas, que, apesar das dificuldades, completou a corrida de resistência com determinação.
Douglas dedicou dois anos de sua vida a essa jornada, fazendo escolhas difíceis para garantir que seu corpo estivesse pronto para o grande dia. “Quando a gente se inscreve em uma prova dessa, algumas coisas não poderão fazer parte do nosso dia a dia. Dormir cedo, se alimentar bem e principalmente não ingerir álcool fará toda a diferença”, compartilha.
Quando questionado sobre o que o motivou a seguir em frente, Douglas não hesita. “Primeiramente, é minha família. Com certeza, depois de uma história muito triste sobre meu passado, hoje encho eles de orgulho. E em segundo lugar, meus projetos sociais. Eu sei que, com todo esse meu esforço, consigo ter mais foco em mim e, consequentemente, mais ajuda com os projetos.”
Agora que superou essa marca, o atleta já tem novos planos. “Esse ano já tenho mais 3 provas em vista, mas vamos com calma, porque o coração da família não aguenta! Kkkkkkk! Meu próximo desafio será em maio, farei novamente o ‘Caminho da Fé’, que sai de Águas da Prata e vai até a Basílica de Aparecida do Norte, com um total de 320 quilômetros”, revela animado.
Com tanta experiência, Douglas tem um conselho para aqueles que desejam praticar corridas de longa distância. “Você que já é um atleta de provas de baixa quilometragem e pensa em migrar para esses tipos de prova, entenda que o estímulo será totalmente diferente. Muito mais cabeça do que corpo! Comece a fazer seus treinos colocando horas como meta, e não mais quilômetros. Assim, aos poucos, você estará fazendo coisas que jamais imaginou fazer!”
Ele finaliza com uma mensagem de encorajamento e um toque de humor: “O segredo de tudo? Só vaiiiiiiiiii! Um beijo no coração de cada um de vocês. Quem puder, me segue no Instagram: @douglas_ultraman.”