News

Valinhenses Iara e Clara conquistam medalha de prata e bronze na Olimpíada Internacional de Biologia

As valinhenses Iara Vieira Vitarelli e Clara Nakata de Carvalho, estudantes do Colégio Etapa de Valinhos, conquistaram uma medalha de prata e uma de bronze, respectivamente, na Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), uma das maiores competições na área de Ciências do mundo, que ocorreu em julho, no Cazaquistão.

A conquista, somada ao desempenho de outro estudante do colégio Etapa de São Paulo, representa o melhor resultado da história do Brasil como delegação, superando os países latinos, os nórdicos e vários outros países europeus. Entrevistamos as estudantes valinhenses para saber como foi a experiência de participarem da IBO.

Para Iara, “ter a oportunidade de visitar um país tão diferente, e de conhecer pessoas que têm interesses tão semelhantes e culturas tão distintas, além do alto nível técnico e científico da olimpíada em si, é simplesmente incrível”. Clara também achou a experiência incrível, “superou bastante todas as expectativas que eu tinha, a estrutura e organização da IBO são incomparáveis”.

Iara estava se preparando para a IBO desde o ano passado, fazendo as aulas avançadas oferecidas pelo colégio, que ajudaram com os exames teóricos e provas práticas, que possuem um altíssimo nível de dificuldade. Já Clara decidiu focar os estudos mais no vestibular que vai prestar esse ano e ir para as olimpíadas com a bagagem dos anos anteriores quando pôde se dedicar mais.

Participam da IBO apenas os quatro melhores classificados na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Iara garantiu a sua participação conquistando “medalha de ouro e o 2º lugar geral na última fase da OBB, conseguindo uma vaga para a seletiva nacional. Nela, fiquei em 4º lugar e fui classificada para a IBO”. Clara também se orgulha, “felizmente eu consegui uma medalha de ouro de novo esse ano na OBB”.

A IBO serve como porta de entrada para as maiores universidades do mundo. Iara pretende cursar Medicina na USP, e está bastante esperançosa em relação às vagas olímpicas. Clara também sonha em passar na FMUSP. “Vou me dedicar nesse semestre para que o melhor aconteça”.

Leia anterior

Mercadinho Solidário em Valinhos doa alimentos para quem precisa

Leia a seguir

Polícia surpreende acusado de tráfico em viagem de carro por aplicativo no Centro de Valinhos