Número total de trabalhadores com carteira assinada foi o melhor dos últimos anos
Valinhos fechou 2022 com o maior índice de empregos acumulados dos últimos três anos. É o que aponta o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho. Em dezembro do ano passado, a cidade atingiu a marca de 45.007 vínculos empregatícios ativos
“Foi um ano com índices de empregabilidade muito positivos para Valinhos. E não vamos parar, nossa meta é desenvolver cada vez mais a cidade, trazendo empresas e gerando oportunidades de emprego e de renda para nossos munícipes”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
Mesmo com oscilações mensais e com as variações ente admissões e demissões, o número total de pessoas com empregos com carteira assinada em 2022 ficou 3,26% maior que o registrado em 2021, ano de recuperação do período mais crítico da pandemia da Covid-19, e 8,03% superior a 2020. Em 2021, de janeiro a dezembro foram acumulados 43.539 empregos formais ativos, enquanto em 2020 o número chegou a 41.389.
“Os dados mostram que estamos caminhando, nos desempenhando satisfatoriamente e a cada ano melhorando mais. Podemos ver que, desde 2020, ano do início da pandemia, nos recuperamos ano a ano dos impactos que ela nos trouxe. Hoje Valinhos é uma cidade bem desenvolvida e que produz empregos em todos os setores econômicos”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho.
Entre admissões e desligamentos, 2022 fechou com saldo positivo de 1.468 empregos. O setor que mais assinou carteiras foi o de Indústria, com 913 contratações, seguido de Comércio com 563 e Construção com 427.
A faixa etária que mais conquistou oportunidades foi a de 18 a 24 anos, o que mostra que os jovens têm conseguido entrar no mercado de trabalho após terminarem o ensino médio. Inclusive, trabalhadores com o ensino médio completo foram os que mais tiveram empregos formais na cidade.