News

Valinhos avança na construção da nova adutora do Rio Atibaia para a ETA II

A data exata para a inauguração oficial da nova adutora ainda não foi divulgada pelo DAEV

Com as recentes chuvas, espera-se que a estiagem deste ano seja menos intensa/ Foto: DAEV

A construção da nova adutora do Rio Atibaia, que abastecerá a Estação de Tratamento de Água (ETA) II, está em fase de testes nesta segunda quinzena de junho. Com a conclusão da obra prevista para os próximos meses, a cidade poderá aumentar sua capacidade de captação em 7,7 milhões de litros de água por dia.

As obras tiveram início no ano passado e, desde então, foram instalados 3.836 metros de tubulação em Valinhos. Essa era uma demanda antiga do município, que enfrentou estiagens e racionamento de água nos últimos anos, chegando até a adquirir água de Campinas para suprir suas necessidades.

Um crédito adicional no valor de aproximadamente R$ 10 milhões foi concedido ao DAEV pela administração municipal em 2022, para viabilizar a execução dos trabalhos. Com a nova adutora, a cidade utilizará uma parcela significativa da outorga autorizada pela Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ) para a captação no Rio Atibaia.

Devido ao volume considerável de chuvas nos últimos meses, espera-se que a estiagem deste ano seja menos intensa. A data exata para a inauguração oficial da nova adutora ainda não foi divulgada pelo DAEV.

Leia anterior

Digão no Esporte & Amigos

Leia a seguir

Projeto Bem-te-vi levará educação no trânsito para mil alunos de Valinhos