

Representantes da Prefeitura de Valinhos participaram nesta terça-feira (4) de audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, para defender o projeto de lei nº 3.228/2024, do deputado Carlos Sampaio (PSD-SP), que reconhece oficialmente o município como Capital do Figo Roxo.
O encontro foi promovido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural e contou com a presença do secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, e do diretor de Agricultura, Pedro Pelegrini. Segundo o IBGE (2022), Valinhos é o maior produtor de figo do Brasil, sendo pioneira na variedade roxa.
“O reconhecimento vem em um momento especial para Valinhos, que celebrará em 2026 a 75ª Festa do Figo e 30ª Expogoiaba, além dos 50 anos do Parque Monsenhor Bruno Nardini”, destacou André Reis.
O projeto agora segue para análise da Comissão de Justiça e Redação antes de ser votado no plenário da Câmara.
A proposta reforça a tradição centenária do cultivo do figo em Valinhos, iniciada em 1901 por imigrantes italianos, e que transformou a cidade em referência nacional. A Festa do Figo e Expogoiaba é o maior símbolo dessa história, celebrando o fruto que se tornou parte da identidade e do orgulho valinhense.