Valinhos confirma 53 casos de gripe e dois óbitos em 2025

Apesar das ações de mobilização, vacinação entre idosos, gestantes e crianças ainda está abaixo dos 40% no município

A cidade de Valinhos já contabiliza 53 casos confirmados de gripe em 2025, com dois óbitos registrados até o momento, segundo informações da Secretaria de Saúde. Ambos os pacientes que faleceram não haviam tomado a vacina contra a gripe este ano e faziam parte dos grupos de risco.

O primeiro óbito ocorreu em 25 de abril: um homem de 79 anos, portador de diabetes, hipertensão e doença cardiovascular. O segundo foi registrado em 10 de junho, envolvendo uma mulher de 72 anos, também diabética, com doença renal e pulmonar crônica. Nenhum dos dois recebeu a vacina da gripe em 2025.

Até o momento, 28.616 doses da vacina contra o vírus influenza foram aplicadas no município. No entanto, os índices de cobertura vacinal entre os grupos prioritários seguem abaixo do esperado: Idosos: 39,71% de cobertura; Crianças: 30,93%; Gestantes: apenas 26,97% (253 doses aplicadas em uma população estimada de 938 gestantes) e Pessoas com comorbidades: 895 doses aplicadas. A Secretaria de Saúde reforça que a vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Para ampliar o acesso ao imunizante, a prefeitura também promoveu diversas ações de vacinação fora do horário tradicional e em locais de grande circulação, como no Paço Municipal e nos supermercados Zarelli, Flex Atacarejo e Dalben.

Leia anterior

Há 40 anos, o Ultraje a Rigor invadia as praias do país

Leia a seguir

Jovens da ACES conquistam 2º lugar em festival nacional de dança