Nil, atleta de Valinhos, inspira com trajetória de superação, lutas e conquistas

No Dia Nacional do Surdo, celebrado hoje, dia 26, a história de Adenilson, mais conhecido como Nil, ganha destaque em Valinhos. Aos 34 anos, morador do Jardim Pinheiros, ele é surdo profundo desde bebê em razão de uma enfermidade. Sua trajetória é marcada por barreiras, mas também por muitas conquistas e pela superação de diversos obstáculos ao longo da vida.

“Eu não lamento a minha surdez nem a minha história. Me sinto muito feliz e orgulhoso por fazer parte da comunidade surda e pela minha trajetória de vida, com muitas barreiras e lutas, mas também com muitas superações e vitórias”, afirma Nil.

Nil teve o primeiro contato com a Língua Brasileira de Sinais (Libras) aos cinco anos, em um programa da Unicamp, no qual a professora mostrava imagens de animais, frutas e objetos para ensinar os sinais, além de estimular a oralização e a leitura labial.

O esporte ocupa papel central em sua vida. Nil começou no handebol aos 11 anos e nunca mais parou. “Em 2020, fui selecionado para o time de handebol da Federação Desportiva de Surdos do Estado de São Paulo. Desde então, participei de várias competições nacionais e internacionais e sou tetracampeão nacional, com direito a medalha de ouro nas Surdolimpíadas do Brasil em 2021”, celebra.

Ele também foi convocado para a seleção brasileira de handebol, que disputará a Deaflympics em Tóquio. Devido a uma lesão no pé, ficará como suplente, mas já projeta o futuro: “Em 2027, espero estar na seleção que vai disputar a Deaflympics em Miami, nos Estados Unidos.”

Apaixonado por línguas, Nil domina a Libras, estuda ASL (língua de sinais americana), Gestuno (língua de sinais internacional) e agora busca aprender a língua de sinais da Argentina, para facilitar sua comunicação com atletas do país.

Nil também aproveita o mês de setembro para reforçar a importância da data: “Setembro Azul, termo com origem negativa, foi atualizado para Setembro Surdo, dedicado à visibilidade da comunidade surda e à conscientização sobre nossas lutas, conquistas e direitos. Não podemos desistir jamais, pois a luta continua. Feliz Dia dos Surdos, parabéns por resistir!”, afirma.

Leia anterior

Trump assina decreto e libera pena de morte em processos em Washington, DC

Leia a seguir

Valinhos realiza mutirões de revitalização em quadras poliesportivas