As UBS’s de Valinhos estão com estoques zerados de vacinas contra a Covid-19. A informação foi confirmada pela Prefeitura nesta segunda-feira (2). Uma nova remessa do imunizante Spikevax, utilizado no combate à doença, deve ser enviada pelo Governo do Estado, mas ainda não há previsão de entrega.
Segundo a Prefeitura, a última remessa recebida foi em outubro. Na ocasião, 450 doses do imunizante foram enviadas, destinadas prioritariamente a pessoas com 5 anos ou mais que apresentam maior vulnerabilidade ou condições de risco para formas graves da doença.
Atualmente, não há vacinas disponíveis para nenhum público-alvo na cidade. De acordo com a assessoria do município, “o quantitativo de vacinas tem sido muito pequeno”. As doses para pessoas a partir de 12 anos foram distribuídas até 18 de outubro, enquanto as multidoses para crianças estavam disponíveis em algumas unidades até 24 de outubro.
A responsabilidade pela distribuição das vacinas cabe ao Ministério da Saúde, que envia os imunizantes aos estados. Estes, por sua vez, realizam a entrega aos municípios. Valinhos, no entanto, segue aguardando uma nova remessa.