Iniciativa enriquece o ambiente escolar e aprimora a cidadania dos estudantes
As escolas municipais de Valinhos avançaram significativamente no fortalecimento da participação estudantil ao implementarem Grêmios Estudantis em todas as unidades de ensino fundamental I e II. Esta iniciativa visa promover o protagonismo dos alunos e garantir equidade, envolvendo alunos, professores e gestores em um processo educativo democrático.
Coordenado pela professora Gleice Severo, responsável pelo projeto “Protagonismo e Equidade na Escola”, o processo de implementação teve início em janeiro deste ano com uma reunião de formação para gestores escolares. Esses encontros foram cruciais para estabelecer diretrizes e preparar o terreno para a criação dos Grêmios Estudantis, seguido por um cronograma unificado para o processo eleitoral realizado de março a maio.
“Esta iniciativa não apenas enriquece o ambiente escolar, mas também aprimora a cidadania dos estudantes, preparando-os para serem cidadãos mais conscientes e engajados na sociedade”, destaca a professora Gleice. Em escolas participantes do projeto, os professores mediadores desempenharam papel fundamental ao guiar e apoiar os estudantes, enquanto nas demais unidades, os gestores garantiram que todas as etapas fossem respeitadas, preservando a autonomia dos alunos.
Cada escola recebeu orientações detalhadas sobre as eleições para os Grêmios Estudantis, assegurando transparência e inclusão no processo eleitoral. As unidades tiveram flexibilidade para escolher entre cédulas ou urnas eletrônicas, adaptando o sistema de votação às suas realidades locais.
Guilherme Pietrobon, mediador da EMEB Edina Aparecida Bampa da Fonseca, descreveu o processo eleitoral como interessante e engajador. “A campanha foi bem organizada e a comissão eleitoral desempenhou um papel exemplar na condução do processo. Agora, com a diretoria eleita, os alunos estão ativamente envolvidos em reuniões e na busca por resolver as demandas escolares”, afirmou.
Na EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga, a mediadora Ana Carolina Modenez relatou um começo hesitante, mas logo os alunos se entusiasmaram com a ideia do Grêmio Estudantil. Após a formação dos representantes de classe e a apresentação do conceito do Grêmio, quatro chapas se inscreveram para a eleição. “A campanha foi vibrante e envolveu toda a escola. O dia da eleição foi marcado por grande emoção e participação. A chapa vencedora, já em atividade, implementou melhorias como placas de acessibilidade em libras e a criação de uma mesa de pingue-pongue exclusiva para meninas”, contou Ana Carolina Modenez.