Valinhos marca presença em feira internacional e busca ampliar mercado para produtores locais

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria do Verde e da Agricultura, participou nesta quarta-feira (25) da 3ª edição da Fruit Attraction São Paulo, feira internacional de frutas e hortaliças realizada no São Paulo Expo & Convention Center. A visita teve como objetivo acompanhar tendências do mercado, entender o cenário nacional e internacional do setor e buscar oportunidades para fortalecer a agricultura local.

Durante o evento, a comitiva de Valinhos visitou estandes, conheceu novidades do setor e dialogou com produtores e representantes da cadeia produtiva. Estiveram presentes o secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, o secretário adjunto, Marcos Mori, e o diretor de Agricultura, Pedro Pelegrini.

Segundo o secretário André Reis, a participação busca trazer conhecimento estratégico para o município. “Queremos entender como os mercados externo e interno têm se comportado em relação à produção, escoamento, gargalos e aceitação dos produtos frutícolas, considerando que Valinhos tem forte vocação neste setor”, afirmou.

A feira também contou com representantes de Valinhos entre os expositores, evidenciando a presença da cidade no cenário internacional. A empresa Campal Frutas & Legumes, da família Fabiano, participou com estande próprio. A comitiva foi recebida por Marina e Rodrigo Fabiano, responsáveis pela exportação de frutas que levam o nome do município para outros países.

Outro destaque foi a participação dos irmãos Lacarini, da empresa HMV Comércio e Exportação e Importação de Frutas Ltda., que estiveram no evento em busca de novas oportunidades de negócios e troca de experiências.

Além de fomentar negócios, a Fruit Attraction São Paulo se consolida como um importante ponto de encontro do setor, reunindo produtores, distribuidores, exportadores e especialistas. O evento contribui para a internacionalização, o fortalecimento de marcas e o acesso a novas tecnologias.

Dados apresentados durante a feira reforçam o potencial do Brasil no setor frutícola. O país produz mais de 40 milhões de toneladas de frutas por ano e está entre os três maiores produtores do mundo. No entanto, a participação no mercado internacional ainda é considerada baixa, com exportações inferiores a 1 milhão de toneladas — cerca de 2% da produção.

O faturamento anual com exportações varia entre US$ 1,2 bilhão e US$ 1,5 bilhão, números abaixo de países como Chile e Peru, que, mesmo com menor produção, têm maior presença no comércio exterior.

A agricultura representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, evidenciando sua relevância econômica. A participação de Valinhos na feira reforça o compromisso da administração municipal em buscar inovação, fortalecer o setor agrícola e ampliar oportunidades para produtores locais.

Quer saber as últimas notícias de Valinhos, siga o nosso Instagram: https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/

Leia anterior

SUS passa a oferecer teste rápido de dengue e amplia diagnóstico precoce no Brasil