Imunização é para crianças de 6 meses a 4 anos e para grupos prioritários
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, anunciou que começará a aplicar a nova vacina da Covid-19 na segunda-feira, dia 27 de maio. As 455 doses da vacina Spikevax (XBB), fabricada pelo laboratório Moderna, foram retiradas nesta quinta-feira (22) no Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE) de Campinas.
A imunização será realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. O horário de atendimento nas unidades é das 9h às 11h e das 13h às 15h, exceto na UBS Vila Santana, que funciona sem interrupção para o almoço, das 9h às 15h, e nas UBSs Bom Retiro, Jardim São Marcos e Jardim Paraíso, que atendem das 9h às 18h.
O Governo do Estado de São Paulo anunciou na terça-feira (21) a distribuição de 519 mil unidades da nova vacina para os municípios paulistas. Valinhos estava com os estoques de vacinas da Covid-19 para adultos esgotados há dois meses.
A nova vacina poderá ser aplicada em crianças de 6 meses a 4 anos e em pessoas dos grupos prioritários, incluindo: crianças acima de 5 anos com maior vulnerabilidade, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais, residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, pessoas com comorbidades, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, e pessoas em situação de rua.
Para receber a vacina, não é necessário agendamento. Basta apresentar um documento de identificação com foto e, se disponível, a carteira de vacinação. A recomendação é que pessoas a partir de 60 anos, gestantes, puérperas e imunocomprometidos recebam uma dose semestralmente, enquanto os demais grupos prioritários devem receber uma dose anual.