Nesta etapa de investimento em tecnologia na segurança municipal, 983 equipamentos serão instalados
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Valinhos agora será monitorada 24 horas pela Guarda Civil Municipal (GCM). O prédio foi equipado com 10 câmeras de segurança, uma interna e nove externas, e as imagens já estão sendo captadas em tempo real no Centro de Operações Inteligente (COI) na sede da corporação.
Segundo o diretor da GCM Aparecido Ignácio, esse é o primeiro próprio público monitorado com o novo sistema. Ao todo serão 983 equipamentos em locais públicos, como escolas, por exemplo. As entradas e saídas da cidade já são monitoradas com câmeras, mas o número será ampliado, formando a chamada “muralha digital”.
O investimento em tecnologia prevê ainda a integração dos sistemas de locais privados, como shoppings, condomínios e supermercados, com as ferramentas já utilizadas pela GCM. “Toda essa integração acontece no COI, que funciona na sede da GCM de Valinhos, onde foi montada a estrutura necessária, com tecnologia de ponta, para otimização da aplicação de todas ferramentas de segurança pública de maneira integrada, através dos sistemas e equipamentos”, esclarece o secretário municipal de Segurança, Osmir Cruz.
Neste ano, serão investidos R$ 21,658 milhões em segurança pública em Valinhos, conforme a peça orçamentária aprovada em dezembro pela Câmara Municipal. “É o maior investimento que a cidade já recebeu nesta área, em consonância com nosso plano de governo. O montante anterior mais alto havia sido de R$ 16 milhões”, compara a prefeita Capitã Lucimara Godoy. “O nosso investimento é baseado no tripé de valorização do ser humano, em implantação de tecnologia e inteligência artificial e integração entre todas as forças policiais”, completa.
Valinhos já tem hoje integração efetiva e em tempo real de todas as corporações policiais – Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil feita via rádio entre as 34 Guardas Civis Municipais que compõem a Central Regional de Inteligência e Monitoramento (CRIM), visando comunicação direta em situações de emergência.
DETECTA
Valinhos também utiliza o sistema Detecta, o maior big data de informações policiais da América Latina e um dos maiores do mundo. O sistema integra bancos de dados das polícias e imagens de câmeras de diversos órgãos que podem ser acessados por todas as unidades policiais do Estado. Estão integrados ao Detecta os bancos de dados do Registro Digital de Ocorrência (RDO), Instituto de Identificação (IIRGD), Sistema Operacional da PM (SIOPM – 190) e Sistema de Fotos Criminais (Fotocrim), além de dados de veículos e da Carteira Nacional de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
CÓRTEX
A Prefeitura de Valinhos foi uma das primeiras cidades do Brasil a assinar o convênio com o Ministério da Justiça para a utilização do Sistema Córtex pela Guarda Civil Municipal. Trata-se de uma das principais ferramentas de controle de vigilância e monitoramento com tecnologia que permite a identificação de veículos roubados e até a localização de pessoas procuradas por reconhecimento facial, por meio de câmeras instaladas em pontos estratégicos.
ALERTA BRASIL
Valinhos também tem acesso ao Sistema Alerta Brasil, desenvolvido pela Polícia Federal Rodoviária com técnicas de inteligência artificial, ampliando os pontos de captura de imagens e sua capacidade de “leitura” e cruzamento de dados obtidos por meio do monitoramento de fluxo de veículos. Ele permite integrar e compartilhar os dados e as informações sobre veículos, cargas e passageiros em rodovias para subsidiar ações de prevenção, de fiscalização e de repressão, direcionado ao policiamento em cidades.