Atendimento das 7h30 às 18h, de segunda a sexta-feira
A partir de hoje, 5 de agosto, a rede municipal de saúde de Valinhos começou a oferecer atendimento por telemedicina. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e é destinado a moradores da cidade com mais de 14 anos que se enquadrem em seis critérios de inclusão.
Para utilizar o serviço, os pacientes devem entrar em contato pelo WhatsApp da Central de Telessaúde Valinhos, no número 19 99621-4960. O processo de atendimento começa com o paciente entrando em uma fila de espera virtual. Em seguida, um mediador coletará os dados pessoais do paciente e fornecerá um link para a consulta online, realizada por meio de chamada de vídeo. As consultas são gratuitas e oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
A Secretaria da Saúde de Valinhos explicou que o objetivo da telemedicina, regulamentada em janeiro pelo Ministério da Saúde, é agilizar o atendimento multiprofissional e melhorar a qualidade do serviço. A telemedicina permite que os pacientes se conectem com médicos de qualquer lugar, eliminando barreiras físicas e proporcionando um atendimento rápido e eficiente.
Nesta fase inicial, o serviço de telemedicina passará por adaptações, e a Secretaria da Saúde solicita a colaboração da população para aprimorar o sistema. Os critérios de inclusão para a telemedicina abrangem seis condições de saúde: infecção da via aérea superior (como sinusite e resfriado comum), infecção urinária simples, diarreia aguda sem sinais de alarme, lesões de pele recentes, dor articular (como lombociatalgia e cervicalgia), e crises de enxaqueca ou dor de cabeça sem complicações.
Todos os casos serão avaliados pelos médicos da telemedicina, e, se necessário, os pacientes serão redirecionados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A Secretaria da Saúde também esclarece que, se o médico prescrever exames ou medicamentos, os pacientes receberão orientações sobre como proceder.