Será identificado a complexidade de cada caso para encaminhamento ao serviço
Nesta quinta-feira, dia 27, foi iniciado a triagem de pacientes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) para encaminhamento ao Centro de Referência do Autismo, que será inaugurado em agosto no município.
A equipe multidisciplinar identificará a complexidade de cada caso e a gravidade será o primeiro critério para o preenchimento das 60 vagas iniciais, através de uma entrevista com os pacientes e as famílias.
O Centro de Referência do Autismo de Valinhos funcionará por intermédio do Cismetro (Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Metropolitana de Campinas), contratado pela Prefeitura, e ficará localizado na Avenida Onze de Agosto, nº 196, Vila Clayton.
O espaço oferecerá atendimento nas áreas de psiquiatria, psicologia, fonoaudiologia, psicopedagogia, pedagogia, neuropediatria, terapia ocupacional e fisioterapia. Haverá ainda assistência e atividades para promover a integração com a família dentro do espaço.
Os pacientes terão atendimentos terapêuticos com as devidas especialidades de acordo com a demanda; serão feitos atendimentos conjuntos com pais e crianças; atendimentos para pais e cuidadores; avaliação neuropsicológica; terapia ocupacional em grupo; treinamento em habilidades sociais em grupo; apoio às famílias; terapia em grupo para pais e cuidadores; sugestões de intervenções na Educação e lazer e tempo livre com oficinas de práticas esportivas.