Mais de 38 mil pessoas compõem o público prioritário no município
A Prefeitura de Valinhos inicia neste sábado, dia 5, a campanha de vacinação contra a gripe, aproveitando o evento Circuito da Saúde, que acontece das 9h às 13h na Praça Washington Luís. A partir de segunda-feira, dia 7, todas as unidades básicas de saúde do município também estarão aplicando a vacina.
Neste ano, a vacina da gripe passou a integrar o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e idosos a partir de 60 anos. Em Valinhos, mais de 38 mil pessoas compõem o público prioritário. Durante o evento de sábado, a vacinação será realizada apenas para crianças com mais de dois anos. Já as menores de dois anos devem receber a dose diretamente nas UBSs.
Além das crianças e idosos, também fazem parte do grupo prioritário gestantes, puérperas, povos indígenas, quilombolas, população em situação de rua, trabalhadores da saúde, professores, pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, caminhoneiros, portuários, forças de segurança, trabalhadores do transporte coletivo, pessoas com deficiência permanente e trabalhadores dos Correios.
Documentos necessários
Para ser vacinado, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, o Cartão SUS e o CPF. A aplicação será realizada em todas as unidades de saúde da cidade, com horários variados para melhor atender a população.
Atenção
Importante lembrar que a vacina contra a gripe é composta por vírus inativado, ou seja, ela não causa a doença. Ao contrário do que muitos pensam, tomar a vacina é um ato seguro e fundamental para prevenir complicações, internações e mortes provocadas pela gripe. A participação da população é essencial para garantir a proteção de todos, especialmente dos mais vulneráveis.
ESSA PARTE SÓ NO SITE
A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Valinhos nos seguintes horários:
– UBS Reforma Agrária: das 9h às 11h e das 13h às 15h;
– UBS Macuco: das 9h às 11h e das 13h às 15h;
– UBS Jardim São Bento do Recreio: das 9h às 11h e das 13h às 15h;
– UBS Frutal: das 9h às 11h e das 13h às 15h;
– UBS Parque Portugal: das 8h30 às 15h30;
– UBS Jardim Pinheiros: das 9h às 11h e das 13h às 15h;
– UBS Jardim Maracanã: das 9h às 12h e das 13h às 15h;
– UBS Bom Retiro: das 9h às 18h;
– UBS Vila Itália: das 9h às 11h e das 13h às 15h;
– UBS Jardim Paraíso: das 9h às 18h;
– UBS Jardim Imperial: das 9h às 11h e das 13h às 15h;
– UBS Jardim Jurema: das 9h às 11h e das 13h às 15h;
– UBS Jardim Pinheiros: das 9h às 11h e das 13h às 15h;
– UBS Jardim São Marcos: das 10h às 17h30;
– UBS Vila Santana: das 9h às 15h.