No ano passado, 29,92% do orçamento municipal foi aplicado pela Prefeitura
O balanço divulgado pela Secretaria de Saúde nesta terça-feira (4) revela que o investimento feito pela Prefeitura de Valinhos no setor de saúde é o dobro do índice exigido pela Constituição Federal. No ano passado, o valor investido foi de R$ 184.684.044,83, correspondendo a 29,92% do orçamento municipal, enquanto o mínimo constitucional é de 15%.
A taxa registrada em 2023 confirma a tendência de aumento nos investimentos em Saúde nos últimos anos. Em 2021, o percentual foi de 24,51%, subindo para 26,77% em 2022.
“Ainda temos muito a melhorar em uma área complexa como a Saúde, mas os números confirmam as melhorias esperadas há muito tempo e os resultados positivos”, avalia a prefeita Lucimara Godoy. No início do ano passado, por exemplo, Valinhos inaugurou uma nova Central de Medicamentos. “Não há mais desperdícios por conta de goteiras. Pelo contrário, regularizamos o estoque. Hoje não faltam medicamentos na rede municipal e conseguimos entregar a Farmácia 24 horas, além de estabelecer o funcionamento diário em todas as Unidades Básicas de Saúde”, menciona.
Outros avanços citados pela prefeita incluem o novo laboratório de exames, em funcionamento desde maio de 2023, após cinco anos de espera, e o início da Estratégia da Saúde da Família (ESF). Ela também destaca o Centro de Referência do Autismo de Valinhos (CAV), que, seis meses após a inauguração, ganhará nova sede e dobrará o número de vagas a partir do próximo dia 15.
João Gabriel Vieira, secretário de Saúde, menciona medidas administrativas que impactam o dia a dia dos atendimentos prestados pela Prefeitura. A implantação do prontuário eletrônico e as reformas na estrutura física da rede são outros aspectos fundamentais. “UPA, Upinha, Unidades Básicas de Saúde e até mesmo a nova sede do SAMV eram obras aguardadas há muito tempo”, recorda.