Propostas elaboradas nos grupos de trabalho serão levadas à etapa estadual, em março
Nesta terça-feira, 21, a Escola Técnica Estadual Conselheiro Antônio Prado de Campinas (ETECAP) é palco da 1ª Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O evento reúne representantes de 20 municípios da região para debater políticas públicas e ações integradas no enfrentamento à emergência climática.
Valinhos marca presença com uma equipe diversificada, composta pelo Diretor de Inovação, Luis Gustavo Previtali, o Diretor de Meio Ambiente, Theophilo Olyntho de Arruda, e os representantes do poder público, Marina Borelli e Tiago Moreira. A sociedade civil também participa ativamente, representada por Cris Briani, Eduardo Moreira Kolber e Hélio Bortoletto Júnior, membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA).
Os debates são organizados em torno de cinco eixos temáticos: mitigação; adaptação e preparação para desastres; transformação ecológica; justiça climática; e governança e educação ambiental. Propostas elaboradas nos grupos de trabalho serão levadas à etapa estadual, em março, e posteriormente à 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, em maio de 2025, cujo tema é “Emergência climática: os desafios da transformação ecológica”.
O evento destaca a importância da cooperação regional e da participação social para enfrentar a crise climática, reforçando a necessidade de soluções urgentes e articuladas em prol de um futuro sustentável.