News

Valinhos participará da fase de testes da nova vacina contra a Covid-19 do Instituto Butantan

Imunizante Butanvac poderá ser incluído no Calendário Nacional de Vacinação em 2024

Os moradores de Valinhos poderão se cadastrar no estudo clínico da segunda fase de testes do imunizante Butanvac, vacina contra a covid-19 – desenvolvida pelo Instituto Butantan. No final do ano passado, em dezembro, a Agência Nacional Sanitária (Anvisa) autorizou o avanço da pesquisa.

Além da cidade localizada na Região Metropolitana de Campinas, outras duas estarão na 2ª fase, são elas: São Caetano do Sul (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Mas o primeiro a iniciar o cadastramento foi o Centro de Pesquisa Azidus, localizado em Valinhos.

De acordo com a instituição, a meta é que o novo imunizante possa estar incluído no Calendário Nacional de Vacinação em 2024.

Serão 68 voluntários escolhidos nesta etapa. Já na segunda, o número chegará em 332 pessoas. Confira abaixo os requisitos para participar:

– Ter mais de 18 anos e estar saudável;

– Ter tomado a quarta dose da Covid-19 há mais de 4 meses;

– Estar disponível para a realização dos testes presencialmente durante o período de um ano, serão 7 visitas.

Os interessados em participar poderão realizar o cadastro no site do laboratório, ou através do WhatsApp (19) 99527-2721. Em caso de dúvidas, o telefone (19) 3829-6160 estará disponível para oferecer informações.

Procedimento

Durante a 1ª etapa de testes, cerca de 400 voluntários em todo o país receberão a dose de reforço ButanVac e uma da Pfizer – 50% dos pacientes serão idosos. O objetivo é verificar se a vacina será capaz de provocar uma resposta imune ao vírus.

Já na segunda etapa, serão 4 mil participantes – 20% serão idosos. E por último, o Butantan verificará a eficácia do imunizante como dose de reforço.

No dia da aplicação da vacina, todos os voluntários ficarão em observação por 1h após o procedimento. Além do monitoramento realizado durante o ano.

De acordo com o centro, a equipe que participará dos testes, realizará ligações periódicas aos pacientes para verificarem a situação de cada um.

Leia anterior

Prefeitura vai doar 8 mil copos de água para as vítimas das chuvas do litoral norte

Leia a seguir

Galpão da Prefeitura de Valinhos foi furtado no sábado (25)