Valinhos avança na criação do Plano pela Primeira Infância com primeira reunião do comitê intersetorial

Encontro define prazo de 300 dias para legislação do VPI, com participação de secretarias, conselhos e entidades sociais

Integrantes do Comitê Municipal Intersetorial de Valinhos durante a 1ª reunião do ano para construção do Plano pela Primeira Infância (VPI)

A Prefeitura de Valinhos promoveu na última quarta-feira (16) a primeira reunião do ano do Comitê Municipal Intersetorial, com o objetivo de dar continuidade à elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI), denominado Valinhos Primeira Infância (VPI). Inspirado no Plano Nacional pela Primeira Infância, o VPI propõe ações integradas nas áreas de saúde, educação, assistência social e proteção, voltadas ao desenvolvimento integral de crianças de até seis anos.

A reunião marcou o início dos trabalhos após a reestruturação da comissão executiva e do comitê, conforme o Decreto nº 12.546, publicado no Boletim Municipal nº 2.825. Um dos principais encaminhamentos foi a definição do prazo de até 300 dias para a criação da legislação que oficializará o plano. O encontro também abordou temas como a escuta ativa como instrumento de participação política e a importância da primeira infância no desenvolvimento humano.

O trabalho multissetorial reuniu representantes das Secretarias de Desenvolvimento Social e Habitação, Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Cultura e Turismo, Esportes e Lazer, Desenvolvimento Urbano e Governo. Estiveram presentes ainda membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar e da entidade Centro de Cidadania, Defesa dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social Dorothy Stang.

A coordenação geral da comissão executiva está sob responsabilidade de Tathiane Boldarini de Camargo, diretora da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação. A equipe conta ainda com Dulce Maria de Paula Souza (Articuladora Técnica da Assistência Social), Silvia Maria Lopes (Articuladora Técnica da Saúde), Marjory Cristina de Souza Silva (Articuladora Técnica da Educação) e Maria Teresita Del Niño Jesus Espinós de Souza Amaral (Articuladora Administrativa).

Leia anterior

Escola Legislativa de Valinhos oferece curso gratuito de atendimento ao público

Leia a seguir

PM prende dupla que tentou assaltar loja de eletrônicos