Oficina gratuita de cinema oferece formação audiovisual para jovens de Valinhos com foco em sustentabilidade e cidadania
A cidade de Valinhos recebe, a partir do dia 1º de abril, o projeto “Cinema e Cidadania III”, uma iniciativa que promove cultura, educação e conscientização através do audiovisual e do teatro. Com o objetivo de democratizar o acesso à arte e gerar reflexões sobre sustentabilidade, cidadania e meio ambiente, o projeto oferece uma oficina gratuita de cinema para jovens entre 12 e 16 anos. A ação ocorrerá no Centro Cultural Vicente Musselli, Unidade 1, de 1 a 3 de abril, das 13h30 às 17h30, e contará com 30 vagas disponíveis.
Durante os três dias de atividades, os participantes terão aulas teóricas e práticas sobre roteiro, filmagem e edição, além de produzir curtas-metragens com temas relacionados à sustentabilidade. Também haverá o uso de equipamentos profissionais como câmeras, tripés e softwares de edição. Para garantir uma vaga, os interessados devem se inscrever online, a partir das 10h desta sexta-feira (28), por meio do site da Prefeitura de Valinhos.
Fabrício Bizarri, Secretário de Cultura e Turismo de Valinhos, destaca a importância da iniciativa para o município: “Um dos nossos objetivos com o uso do auditório do Centro Cultural Vicente Musselli é incentivar o trabalho e a divulgação do setor audiovisual em Valinhos. Esta oficina representa um passo significativo nesse sentido”, afirmou.
O “Cinema e Cidadania III” já passou por mais de 20 cidades em cinco estados, levando cultura e educação a comunidades carentes. Em Valinhos, a oficina é uma oportunidade para os jovens se aprofundarem na linguagem audiovisual, além de refletirem sobre questões ambientais e sociais. O projeto é realizado pelo Instituto Eco Ambiental e Social (IEAS), com o apoio da Inova Esporte e Cultura Ltda. e da Prefeitura de Valinhos, por meio das Secretarias de Cultura e Educação. A ação foi aprovada pela Lei de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo (ProAC).