VALINHOS RECEBE O CERTIFICADO ESTADUAL DE MUNICÍPIO VERDEAZUL

Objetivo do programa é apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios

Pela primeira vez, a cidade de Valinhos conquista a certificação estadual do Programa Município VerdeAzul, que tem o objetivo de apoiar a eficiência da gestão ambiental, além de estimular a criação de políticas públicas na área.

Com isso, a cidade entra para o grupo considerado VerdeAzul no Estado de São Paulo. Em julho, Valinhos ficou em 3° lugar como melhor do Brasil em sustentabilidade e compromisso com o Desenvolvimento Sustentável da ONU, reconhecido pelo Instituto Cidades Sustentáveis.

Dez temas estratégicos são requisitos necessários para entrarem no grupo, são eles: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

Em 2015, o município estava na 418° posição do ranking ambiental. Já em 2021, a cidade chegou em 197°.

Diversas ações são feitas na área ambiental, como a doação de mudas para incentivar o plantio de árvores e o desenvolvimento de uma cidade mais arborizada. Já são cerca de 500 mudas doadas.

Uma fiscalização de loteamentos e terrenos irregulares é realizada para a preservação de áreas e reservas ambientais, e também para impedir o desmatamento.

O programa de Educação Ambiental nas escolas visita as unidades de ensino públicas e municipais, levando conteúdos e palestras sobre o meio ambiente.

As elaborações de arborização propostas no Plano Diretor que contribuem para uma cidade com mais áreas verdes e para a prevenção da fauna e flora.

“A revisão do Plano Diretor e LUOS prevê a obrigação de áreas com cobertura vegetal para todos os lotes no município. Na prática, nas novas aprovações, pelo menos metade das áreas permeáveis passarão a ter obrigação de vegetação, garantindo o aumento e permanência da arborização nas áreas urbanas. Também estão previstos os programas de recuperação de nascentes, revegetação de áreas de preservação permanente, programa de arborização urbana e desenvolvimento do Plano Municipal de Meio Ambiente. Valinhos foi a primeira cidade a incorporar as diretrizes do RECONECTA na proposta de revisão do Plano Diretor, que é o projeto de conectividade de fauna e flora desenvolvido no PDUI-RMC”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Eduardo Galasso. 

Além disso, a Prefeitura está trabalhando para a criação de um novo espaço sustentável na cidade, onde todas as ações sobre meio ambiente estarão centralizadas. E a implantação do Viveiro de Mudas Municipal.

Leia anterior

Médicos emitem alerta de risco a nova trend do TikTok

Leia a seguir

VALINHOS REALIZARÁ 1° FÓRUM DA IGUALDADE FEMININA