News

Valinhos reformula cardápio e merenda fica mais colorida, saudável e nutritiva

Novas adequações, com foco em alimentos naturais, busca a reeducação alimentar dos alunos da rede municipal dentro dos critérios do Programa Nacional de Alimentação Escolar


Pense em um risoto de frango com espinafre, acompanhado de salada de repolho e beterraba ralada, servido com suco de uva integral. Ou um prato de pernil suíno com batata e brócolis, servido com arroz, feijão e salada de alface com cenoura e uma maçã de sobremesa. Deu água na boca? E tem mais: pense em um delicioso filé de peixe à portuguesa, além de salada de brócolis com couve-flor e abacaxi de sobremesa. Esses pratos saborosos e nutritivos podem fazer parte da dieta de qualquer pessoa que queira se alimentar bem, mas em Valinhos, estes cardápios, entre tantos outros especiais, fazem parte da merenda oferecida aos alunos da rede municipal de ensino nas escolas de educação básica.

A reformulação dos cardápios pela Prefeitura, que começou em 2022, segue em 2023 com a introdução de alimentos ainda mais diversificados, fresquinhos e apresentados de maneira bem colorida. São as novidades na mesa do recreio e já despertam o bom paladar nos estudantes que fazem fila para experimentar e repetir as refeições.

Além de uma diversificação maior de proteínas, legumes, verduras e frutas servidas nos pratos dos alunos, e da substituição do achocolatado no leite por cacau, a novidade a partir deste novo ano letivo é a introdução de suco de fruta integral, queijo, requeijão, iogurte e flocos de milhos sem açúcar.

Os cardápios completos, para todos os níveis da educação na rede municipal de Valinhos, são preparados por especialista em nutrição e podem ser conferidos diariamente pelos pais na página da Secretaria de Educação, no site oficial da Prefeitura, pelo link: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/14/cardapio-da-merenda/. Eles estão com um layout mais colorido e bem detalhado, além de conter informações nutricionais importantes com base na Resolução CD/FNDE Nº 6, de 2020. Os cardápios também são preparados de maneira adaptada aos alunos que necessitam de alimentação especial.

“A Secretaria de Educação busca, com a reformulação gradual dos cardápios, despertar cada vez mais nos alunos o gosto por alimentos saudáveis, nutritivos e preparados diretamente nas cozinhas das escolas com ingredientes frescos, selecionados e dentro dos parâmetros exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, minimamente processados. E assim, como a série de investimentos que estamos promovendo na Educação Municipal de Valinhos, em diversos setores, as melhorias na estrutura da merenda escolar são primordiais para o desenvolvimento dos nossos estudantes, pois contribui para a saúde física e mental deles”, explica a prefeita Capitã Lucimara Godoy. 

Conforme a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, além de proporcionar refeições saudáveis e saborosas, a reformulação no cardápio visa a reeducação alimentar dos alunos. Por dia são servidas cerca de 15 mil refeições em todas as unidades escolares da rede municipal, com a supervisão do Departamento de Alimentação Escolar, que segue à risca todos as normas do PNAE, além de atuar para implementar os cardápios constantemente com alimentos cada vez mais naturais. 

“Estabelecemos a retirada gradual de alimentos não adequados por mais saudáveis do ponto de vista nutricional. Entre as mudanças, por exemplo, podemos mencionar a troca da margarina por manteiga no pão, do suco adoçado por integral de uva e laranja e frutas vermelhas, além de servir flocos de milho sem açúcar, entre outros. Entre as proteínas introduzimos, além do peixe, queijo, requeijão e aumentamos a frequência de frutas e legumes. Percebemos que já no ano passado, quando começamos as primeiras mudanças, e agora já nesta primeira semana de aula, que os alunos têm se adaptado muito bem aos novos alimentos e sabores diferenciados”, destaca a secretária.

Segundo ainda a secretária Claudineia, a merenda escolar oferecida nas escolas públicas de Valinhos é uma importante aliada ao desenvolvimento educacional dos alunos, desde as creches até o ensino fundamental. Segundo ela, as milhares de merendas servidas diariamente contribuem com o melhor desenvolvimento psicofísico do aluno, auxiliando-o em todos os aspectos: físico motor, intelectual, afetivo emocional, econômico e social, aspectos esses que garantem bem-estar e contribuem para que os alunos tenham condições satisfatórias para aprender.

Leia anterior

Golpe do boleto falso: com ações preventivas, prejuízos podem ser evitados

Leia a seguir

Saúde confirma 120 casos de Covid-19 em uma semana