News

Valinhos registra 152 casos de dengue e intensifica combate ao mosquito

Secretaria da Saúde alerta para aumento de casos de dengue na cidade e reforça importância da visita dos agentes de saúde para identificar focos do mosquito transmissor

Reprodução

A Secretaria da Saúde de Valinhos divulgou que, até o dia 25 de maio, a cidade registrou 152 casos positivos de dengue, dos quais 108 foram contraídos dentro dos limites do município. Diante dessa situação preocupante, um apelo foi feito aos moradores para que permitam a entrada dos agentes de saúde em suas residências, uma vez que alguns têm resistido a essa visita.

A função dos agentes de saúde é realizar visitas domiciliares e identificar possíveis focos de criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Esses focos geralmente ocorrem em recipientes com água parada, por isso a limpeza de quintais e calhas é essencial para evitar a reprodução do mosquito.

As residências sem moradores ou abandonadas também estão sendo notificadas, com a possibilidade de visitas dos agentes de saúde no período noturno. Para facilitar a identificação, os profissionais estão devidamente identificados com crachás e coletes azuis com o brasão da prefeitura. Em caso de suspeita de pessoas agindo de forma suspeita, a população pode acionar a Guarda Civil Municipal pelo telefone 153.

Além disso, a partir desta quinta-feira (1), a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h voltou a atender exclusivamente os casos suspeitos de dengue na cidade. Até então, os atendimentos estavam sendo realizados no Centro de Especialidades, localizado na Avenida dos Esportes. Para identificar os sintomas da doença, como febre intensa, manchas no corpo e dores musculares, a população deve buscar atendimento médico adequado.

Leia anterior

Inovação e gestão empresarial em um único evento

Leia a seguir

Câmara quer manter contrato da SOU Valinhos, mesmo com Tribunal de Contas julgando a contratação irregular