News

Valinhos registra 466 nascimentos em 2024, com 20 casos de pais ausentes

Em 2023, Valinhos teve um total de 999 registros de nascimento, dos quais 32 crianças foram registradas apenas no nome da mãe

Até o momento, Valinhos contabilizou 466 registros de nascimento em 2024. Desses, 20 crianças foram registradas apenas no nome da mãe, sem o nome do pai. Esse dado reflete uma nova funcionalidade oferecida pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) em seu Portal da Transparência. A sessão denominada “Pais Ausentes” permite a identificação do número de crianças registradas apenas com o nome da mãe em todo o Brasil.

Em 2023, Valinhos teve um total de 999 registros de nascimento, dos quais 32 crianças foram registradas apenas no nome da mãe. Quando o pai é ausente ou se recusa a registrar a criança, o registro pode ser feito exclusivamente em nome da mãe. Nesse caso, ela pode indicar o nome do suposto pai ao Cartório, que iniciará o processo de reconhecimento judicial de paternidade.

Essa iniciativa da Arpen-Brasil visa trazer mais transparência e dados precisos sobre a ausência paterna nos registros de nascimento, contribuindo para uma melhor compreensão e possíveis ações de políticas públicas voltadas a essa questão.

Leia anterior

DAEV realiza última etapa da duplicação da adutora do Rio Atibaia

Leia a seguir

Nesta terça-feira, completa 15 anos que Michael Jackson faleceu