Em 2023, Valinhos teve um total de 999 registros de nascimento, dos quais 32 crianças foram registradas apenas no nome da mãe
Até o momento, Valinhos contabilizou 466 registros de nascimento em 2024. Desses, 20 crianças foram registradas apenas no nome da mãe, sem o nome do pai. Esse dado reflete uma nova funcionalidade oferecida pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) em seu Portal da Transparência. A sessão denominada “Pais Ausentes” permite a identificação do número de crianças registradas apenas com o nome da mãe em todo o Brasil.
Em 2023, Valinhos teve um total de 999 registros de nascimento, dos quais 32 crianças foram registradas apenas no nome da mãe. Quando o pai é ausente ou se recusa a registrar a criança, o registro pode ser feito exclusivamente em nome da mãe. Nesse caso, ela pode indicar o nome do suposto pai ao Cartório, que iniciará o processo de reconhecimento judicial de paternidade.
Essa iniciativa da Arpen-Brasil visa trazer mais transparência e dados precisos sobre a ausência paterna nos registros de nascimento, contribuindo para uma melhor compreensão e possíveis ações de políticas públicas voltadas a essa questão.