Caminhada, oficinas e artes marcam o dia de reflexão sobre o tema no município












Valinhos promoveu nesta quinta-feira, dia 18, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, oficinas, diálogos e uma caminhada com a participação de 50 pacientes atendidos pelo Departamento de Saúde Mental e suas famílias.
Atividades lúdicas e brincadeiras interativas, estimulando a cooperatividade e sociabilização, marcaram a data de mobilização pelos direitos das pessoas em sofrimento mental. Em um dos momentos comoventes, o coral da equipe de musicoterapia cantou uma música composta por Elisa Lefort e os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Esperança, chamada “Esperança Mental”.
Também foi aplicada a medicina ocidental “Lian Gong”, com exercícios cardiorrespiratórios e alongamentos que tratam e previnem desequilíbrios, dores no corpo e problemas nas articulações. Já a oficina “Eco Horta” trabalhou os sentidos do corpo humano, quebra de paradigmas e conceitos de ciências. Os participantes fizeram o plantio de mudas em garrafas plásticas.
Por fim, todos foram para as ruas segurando cartazes pintados por eles mesmos durante a ação, em uma caminhada do Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) até o Paço Municipal.
_________________________________________________________
Siga as redes sociais do Jornal Terceira Visão
https://www.facebook.com/JTVJornalTerceiraVisao
https://www.instagram.com/jornalterceiravisao/
Faça parte do grupo do JTV no Whatsapp e fique sempre bem informado.