News

Valinhos segue com plano para redução da perda de água

Diversas regiões receberão testes de estanqueidade e terão paradas programadas do abastecimento

Está em andamento em Valinhos a revisão do Plano Diretor de Combate às Perdas de Água. O instrumento lista os fatores que podem comprometer os sistemas públicos de abastecimento para reduzir perdas físicas (a água que efetivamente não chega ao consumo) e perdas não físicas (a água consumida que não é medida).

As atividades que fazem parte da revisão do plano incluem testes de estanqueidade do setor de abastecimento, que são essenciais para monitoramento da pressão da rede de distribuição de água tratada.

Para que os testes possam ser feitos, o DAEV (Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos) fará paradas programadas do abastecimento. As manobras serão realizadas nos períodos da manhã e da tarde, com interrupções programadas do fornecimento entre às 8 e 11 horas e entre às 13 e 15 horas.  

Programação

Na próxima terça-feira, 8 de agosto, os testes vão acontecer na zona baixa do reservatório nº 10 (R10) e poderão afetar o abastecimento para o Jardim América II, Jardim Jurema, Condomínio São Joaquim, Chácara Flora, Vila Moletta, Jardim Alto da Colina, Jardim Alto da Boa Vista, Vivenda das Cerejeiras, Shangri-la, Vila Colega, Chácara das Nações, Residencial Jardim Paraná, Recanto do Pássaros I e II, Mirante do Lenheiro, Jardim São Francisco, Lenheiro, Vivenda das Quaresmeiras, Jardim Novo Horizonte, Maria Ilydia, Santa Helena, Colina dos Coqueiros, Vila dos Funcionários, Madre Maria Villac, Vila Vitória, Residencial Canter Ville, Vila Romana I e II, Vila Real, Chácara das Rosas, Villagio Veneto, Condomínio Porto do Sol, Condomínio Mais Campos Salles, Condomínio Village São Joaquim, Loteamento Residencial Mont’Alcino, Vale das Uvas, Condomínio São Domingos, Condomínio Bella Guarda del Bosco e Condomínio Vista Valley.

Já em 9 de agosto será a vez das regiões do Jardim Pacaembu e Jardim Maracanã receberem os testes, com possibilidade de interferência no abastecimento do Jardim do Lago, Jardim Maracanã, Florence, Jardim Pacaembu, Morumbi, Bosque da Mata, Itamambuca, Hospital Galileu, Quinta Das Jabuticabas, Lorena, Residencial Vale Do Sol e Residencial Jardins.

Na região do Chácaras Silvânia os testes serão feitos no dia 10, podendo afetar o fornecimento aos imóveis do Vale do Itamaracá, Village do Itamaracá I e II, Reserva do Itamaracá, Paiquerê, Condomínio Villa Araucária, Sítio Recreio dos Cafezais, Condomínio Oruam, Condomínio Tabapuã, Condomínio Villagio Florença, Condomínio Quinta das Oliveiras, Condomínio Millenium, Condomínio Morada das Nascentes, Condomínio Residencial Blumen Höf, Condomínio Quinta do Porto, Quinta das Parreiras, Condomínio Camburi, Vila Murano, Vila Toscana e Condomínio Monterosso.

Para a região do Jardim São Marcos, das partes alta e baixa, terão os testes no próximo dia 11. A ação poderá afetar o fornecimento de água ao Jardim São Marcos, Santa Gertrudes e Samambaia.

A revisão

O Plano Diretor de Combate às Perdas de Valinhos está vigente desde 2015 e sua revisão tem sido feita por empresa terceirizada, contratada por meio da Tomada de Preços nº 12/2022 e do convênio nº 155/2022, firmado entre o DAEV e o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO).

Entre os trabalhos contidos na revisão do plano estão a atualização do cadastro técnico das redes de adução e distribuição; a revisão dos projetos de setorização; os estudos de setorização das redes de distribuição e elaboração de modelagem hidráulica; o gerenciamento de pressões; definição dos parâmetros de vazão e pressão; a revisão e melhoria de macromedição e automação de vazão dos níveis dos reservatórios e o diagnóstico do estado das tubulações.

Leia anterior

Apadrinhamento Afetivo da Casa da Criança impacta vidas

Leia a seguir

Descriminalização do porte de maconha e diferenciação entre usuários e traficantes: voto de Alexandre de Moraes no STF