News

VALINHOS SUSTENTA A NÃO NECESSIDADE DE RACIONAMENTO DE ÁGUA

Mananciais internos estão acima dos 50%, mas DAEV pede para que população continue a economizar água

O Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) informou nesta terça-feira, 20, que os mananciais internos somam volume útil total de 51,5%, correspondente a 234,1 milhões de litros de água, com captação no Rio Atibaia operando sem restrições e sistemas isolados com diminuta recuperação dos lençóis freáticos.

Os dados do Departamento de Operação demonstram situação bem diferente da vivenciada em 2021.

Moinho Velho com 2% de sua capacidade no ano passado durante a estiagem

Em 20 de setembro de 2021, o DAEV anunciava a necessidade de intensificar seu programa de racionamento de água, com barragens internas operando em níveis alarmantes e reservatórios de água tratada sem recuperação. Na época, dois mananciais tiveram a captação interrompida. “Em 2022, porém, temos conseguido resguardar os mananciais internos por mais tempo e com sistema operacional sem intercorrências, com os reservatórios de água tratada funcionando normalmente. Sem a dedicação de todo o corpo técnico do DAEV e sem todo o apoio da prefeita, isso não seria possível”, destacou o presidente da Autarquia Municipal, o engenheiro civil e sanitarista, Walter Gasi.

Aprendizado

A cidade aprendeu com a situação vivenciada no último ano e fez sua lição de casa. A Prefeitura de Valinhos, por exemplo, liberou no início do ano 10 milhões de reais para o DAEV, com o objetivo de possibilitar à autarquia municipal o levantamento de recursos para viabilização de importantes ações destinadas ao aumento da capacidade hídrica e à recuperação das áreas operacionais e de manutenção.

A duplicação da adutora de água do Rio Atibaia é uma delas. O trecho por gravidade, de 2,2 mil metros, já está funcionando e com a adução média de 35 litros por segundo, correspondente a três milhões de litros de água por dia. A obra segue agora no trecho de recalque, em área rural, numa extensão de 1.634 metros. Quando concluída, a cidade conseguirá captar o total de 90 litros por segundo, chegando ao volume de 7,7 milhões de litros ao dia a mais no sistema de abastecimento.

Leia anterior

SÁBADO DA VACINA CONTRA COVID-19, POLIOMIELITE E MULTIVACINAÇÃO EM VINHEDO

Leia a seguir

ASA CONQUISTA VAGA ÀS SEMIFINAIS DE FORMA ÉPICA DIANTE DO JUREMA