Valinhos zera fila de cirurgia pediátrica 

Mutirão e força-tarefa foram fundamentais para acabar com a demanda reprimida 

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Saúde, zerou a fila de espera por cirurgias pediátricas. Desde agosto de 2022, mutirões e forças-tarefa foram executadas para diminuir as demandas represadas pela pandemia da Covid-19, a fila de espera era de 221 pacientes. Em março, a fila foi zerada e todas as solicitações de cirurgias são agendadas sem necessidade de espera. 

“Com muito empenho das equipes cirúrgicas e investimentos na área da saúde, conseguimos zerar uma fila de espera que estava atrasada devido à pandemia. Essa medida é extremamente importante para saúde das nossas crianças, agilizando procedimentos cirúrgicos essenciais, assim como a força-tarefa para zerar a fila de espera por cirurgias de catarata que também acaba este mês”, destacou a prefeita Capitã Lucimara. 

As principais demandas por cirurgias pediátricas no município são de hérnia, postectomia (fimose) e orquidopexia (testículos), que passam a ser realizadas com mais agilidade e praticidade. 

Com o fim da fila de espera, os pais ou responsáveis da criança devem procurar a UBS mais próxima da sua residência, agendar consulta com o pediatra e assim realizar a solicitação para cirurgia que será encaminhada para o setor de Regulação para agendamento. 

Catarata 

Neste mês, a Prefeitura também está atuando para zerar a fila de espera para cirurgias de catarata, que já foi reduzida em 90% a demanda represada durante a pandemia de Covid-19, com 120 cirurgias agendadas durante todo o mês de março, zerando a fila.

Leia anterior

Ecopontos municipais estarão fechados para manutenção neste sábado (18) 

Leia a seguir

Valinhos intensificará combate a Dengue na Semana Estadual de Mobilização