Vem aí mais uma edição quente da Coluna da Pimenta!

A SAGA DO BUSÃO II

Nestes três primeiros meses de 2025, a maior reclamação da população, sem dúvidas, é a situação do transporte público na cidade de Valinhos. É um festival de ônibus quebrados, atrasos, falta deles, sujeira, ar condicionado com defeito e até acusações mais sérias feitas nas redes sociais.

A SAGA DO BUSÃO II

O prefeito Franklin, ciente da situação, fez algumas viagens nos ônibus da cidade e publicou um vídeo mostrando a situação caótica. Ainda bem que não quebrou com ele a bordo! No vídeo, o chefe do Executivo diz claramente que a culpa é dos gestores anteriores que não cuidaram com o devido carinho da situação dos ônibus na cidade. E mais, afirmou que fará uma intervenção no transporte público municipal. “Acabou o descaso, um novo tempo começou”, bradou Franklin, em um ponto de ônibus da cidade.

A SAGA DO BUSÃO III

Estas situações pareciam não acontecer em gestões anteriores, ou, se aconteciam, eram em número muito reduzido e geravam poucas reclamações. Vale lembrar que a ex-prefeita Lucimara, talvez em seu último ato frente à Prefeitura de Valinhos, conseguiu aprovar na Câmara, no último dia de 2024, um dispositivo para que fosse possível dar subsídios e benefícios fiscais à concessionária Sou Valinhos, aprovada pelos vereadores (votaram contra 8 vereadores: Alexandre Japa (PRD), André Amaral (PL), Franklin (PL), Henrique Conti (Republicanos), Mayr (PSDB), Mônica Morandi (PSDB), Marcelo Yoshida (PT) e Tunico (DC). Esse PL foi vetado pelo prefeito Franklin em 3 de janeiro.

A SAGA DO BUSÃO IV

Na sessão desta terça-feira, 1º de abril, a Câmara aprovou, em primeira discussão com voto contrário do vereador Kiko Beloni (Cidadania), o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 2 de 2025 que altera alguns artigos da Lei maior de Valinhos. Uma das principais alterações se refere ao artigo 106, parágrafo único, que não permitia subsídios a empresas prestadoras de serviços executados por particulares. Em breve, quando aprovada essa alteração, os serviços prestados por particulares serão subsidiados pelo Município, na hipótese de reequilíbrio econômico-financeiro do contrato, devidamente fundamentado. Será essa a intervenção citada pelo prefeito? Vale lembrar que isso pode ser estendido a outros serviços, como coleta de lixo, jardinagem e muitos outros serviços oferecidos por terceiros à Prefeitura.

Se você gosta de estar por dentro dos bastidores da política de Valinhos, com informações apimentadas, críticas contundentes e aquele toque de ironia que a gente adora, a Coluna da Pimenta é leitura obrigatória! Nesta edição, o destaque vai para A Saga do Busão, uma série de relatos sobre o verdadeiro sufoco que a população tem vivido com o transporte público da cidade.

Com ônibus quebrando, atrasos constantes, sujeira e até problemas mais sérios circulando nas redes sociais, o tema virou o assunto mais comentado do começo de 2025. E claro, a Coluna da Pimenta foi atrás de tudo: do pronunciamento do prefeito Franklin, que chegou a andar nos ônibus e prometer intervenção, até os desdobramentos políticos na Câmara Municipal que podem mudar o jogo para muito além do transporte – envolvendo até outros serviços públicos!

Quer saber como tudo isso pode impactar a vida da população? Então não perca! Leia, compartilhe e comente. A Coluna da Pimenta é feita para quem não tem medo da verdade – mesmo que ela venha com um toque ardido!

Leia anterior

2ª Edição da Caminhada pela conscientização do autismo em Valinhos destina recursos à ACESA Capuava

Leia a seguir

✨🐾 PETS PARA ADOÇÃO ESSA SEMANA! 🐾✨