Verão se despede com chuva intensa e calor antes da chegada do outono

Frente fria provoca temporais no Sudeste, enquanto calor e tempo seco marcam a transição para o outono

O último dia de verão será marcado por chuva intensa em diversas regiões do Brasil. A influência de uma frente fria provoca temporais nas quatro capitais do Sudeste, além do sul de Goiás, do Norte e de parte do Maranhão. No Nordeste, estados como Bahia, Sergipe, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí devem registrar chuva moderada.

Enquanto isso, o tempo permanece firme entre o norte de Minas Gerais e o interior de Pernambuco, além da maior parte do Sul do país. As temperaturas seguem amenas no Sul, onde os termômetros amanheceram abaixo dos 10°C em cidades como Vacaria (RS) e São Joaquim (SC).

A quarta-feira (19) ainda será de calor em muitas capitais. Em Vitória, a máxima prevista é de 34°C, enquanto em Salvador os termômetros podem chegar a 33°C. No Norte, Boa Vista e Rio Branco devem registrar temperaturas elevadas, com máximas de 33°C e 29°C, respectivamente.

Com a chegada do outono nesta quinta-feira (20) às 6h01, a previsão indica temperaturas acima da média na maior parte do país. Tradicionalmente marcado por chuvas mais escassas e temperaturas amenas, o outono deste ano deve apresentar algumas particularidades. Em abril, espera-se calor intenso no Sudeste e Centro-Oeste, além de chuva volumosa entre Santa Catarina e Paraná e no leste de São Paulo. Já junho deve ser caracterizado pelo tempo seco e temperaturas um pouco acima da normalidade, apesar das frequentes entradas de ar frio no Sul.

As condições climáticas ao longo da estação devem seguir a tendência de um período mais quente que o normal, sem previsão de grandes ondas de calor, mas com predomínio de dias secos e quentes.

Leia anterior

Isenção do IR para R$ 5 mil: proposta pode beneficiar 10 milhões de brasileiros a partir de 2026

Leia a seguir

Centro Cultural de Valinhos enfrenta impasse que ameaça ensino de ballet e chancela internacional