Holandês fez a festa na casa da rival Ferrari, em Monza, e abre 116 pontos de vantagem
Por Bruno Marques
O atual campeão, Max Verstappen, segue fazendo história a cada etapa. Ele venceu o GP da Itália, realizado no mítico circuito de Monza, neste último domingo. O holandês bateu os rivais da Ferrari em casa, emplacou a quinta vitória consecutiva, 11ª no ano e 31ª na Fórmula 1. Assim, ele igualou o número de vitórias de uma lenda da categoria: Nigel Mansell.
Mas, ainda mais do que os altos números que Verstappen vem obtendo, é a velocidade com que ele tem chegado a eles. Mansell acumulou 31 vitórias em 190 GPs. Max o fez em 157 GPs. À Ferrari restou o 2º lugar com Charles Leclerc – que havia partido da pole – e o 4º lugar com Carlos Sainz Jr. George Russell (Mercedes), um dos mais consistentes da temporada, completou o pódio.
Em 5º ficou Lewis Hamilton (Mercedes), mais uma vez atrás do companheiro novato, George Russell. Sergio Pérez (Red Bull) foi apenas o 6º e Lando Norris (McLaren) o 7º. Em 8º chegou Pierre Gasly (Alpha Tauri) e em 9º ficou a maior surpresa da corrida. Nick De Vries – que é bicampeão mundial de kart, campeão da Fórmula Renault, Fórmula 2 e Fórmula E – fez sua primeira corrida na F1. Com a pior equipe, Williams, se classificou em 8º e largou em 9º. Guanyu Zhou, o chinês da Alfa Romeo, foi o 10º.
Brasileiro é campeão e será reserva na F1
Depois de conquistar o título inédito da Fórmula 2 em Monza no último sábado, Felipe Drugovich entrou na rota da F1. O brasileiro foi anunciado, na última segunda-feira, como piloto de desenvolvimento e reserva da Aston Martin na temporada 2023.
Will Power é bicampeão após 8 anos
O australiano Will Power chegou em 3º na última etapa da temporada da Fórmula Indy, em Laguna Seca. Com o pódio, o piloto da Penske, que já havia sido campeão da categoria em 2014, conquistou seu segundo título. O vice ficou com Josef Newgarden.