News

Veterano do Rock de Valinhos faz tributo a Raul Seixas

Baú do Raul é o mais novo projeto musical de Luciano Marchiori, o ‘Magrão’

Por Bruno Marques

Grupo busca seguir as versões originais das músicas, com diversos figurinos e adereços característicos

Luciano Marchiori, popularmente conhecido como ‘Magrão’, é um dos músicos mais conhecidos do Rock de Valinhos. Além da sua longa experiência na cena local, tocando desde o começo dos anos 90, ele é fã filiado ao Raul Rock Club há 35 anos, ou seja, desde 1989, mesmo ano que, em 21 de agosto, quase dois meses depois de ter completado 44 anos, a morte – “vestida de cetim”, “que és tão forte”, veio buscar o “canceriano sem lar”.

Artista de cabeceira

Nascido e criado em Valinhos, ‘Magrão’ contou, ao ser entrevistado por esta reportagem, que o Maluco Beleza esteve presente em sua vida desde a infância: “Minha família é toda da música: meu pai tocava pandeiro. Minha mãe, acordeon. Minha irmã mais velha tocava violão. A outra irmã toca violino e meu irmão é baterista. Raul Seixas era o artista de cabeceira em casa. Ouvia desde garoto”.

‘Raulseixista’ de carteirinha

‘Magrão’ considera que – além da grande influência familiar -, foi por causa de Raul que começou a tocar violão e, posteriormente, guitarra. “As letras dele me tocaram de uma forma avassaladora. Então com 6, 7 anos, já conhecia e cantava todas as músicas do Raul”, afirmou. O músico também contou que teve um fã clube do Raul em Valinhos homologado na Secretaria de Cultura da época.

“Há 10 mil anos atrás”: ‘Raulseixista’ de carteirinha, ‘Magrão’ é filiado ao fã clube do Maluco Beleza

Escala Richter, Máquina do Tempo e Cover Rock

“Minha primeira banda foi a Escala Richter, que montei para tocar no clube do Bom Retiro, num evento do jornalista Tom Santos. Foi um evento que ele fez, no começo dos anos 90, com 10 horas de Rock n Roll, com 10 bandas da cidade”, relembrou.

Após ter se casado e ficado 10 anos sem tocar, ‘Magrão’ montou a banda Máquina do Tempo. “Tocamos em vários locais e eventos de Valinhos e região por 11 anos”, destacou.

Em seguida, o músico montou o grupo Cover Rock, que toca classic rock até hoje. Há pouco mais de um ano estruturou o projeto Baú do Raul, em tributo ao Raul Seixas.

Raul na família

Hoje, empresário, e com 49 anos, Luciano contou que é pai de quatro filhos: “Meu primeiro chama-se Raul e o caçula recebeu o nome de Marcelo, em homenagem ao Marcelo Nova, último parceiro musical do Raul”.

Em viagem com sua esposa – que também canta -, conheceu a casa onde Raul morou, na Avenida Sete de Setembro, em Salvador, Bahia. Também foram ao local onde ele está sepultado, no Cemitério Jardim da Saudade.

Trabalho de homenagem

Segundo ‘Magrão’, o grupo busca seguir as versões originais das músicas do Maluco Beleza. Ele destacou que usa diversos figurinos e adereços característicos, e leva sua coleção de discos do Raul, e vários livros a seu respeito, que carrega num baú.

“É um espetáculo musical com partes cênicas, tem de 90 a 120 minutos de duração, e vem com o intuito de ser um trabalho de homenagem a Raul. Não fazer uma caricatura dele, e sim, procuramos fazer o melhor do mestre”, enfatizou.

O Baú do Raul fez sua estreia em grande estilo fechando a Festa do Figo deste ano. “A repercussão muito grande e já temos marcada uma próxima apresentação. Será no Encontro de Motos de Vinhedo, dia 25 de maio, das 18h às 20h.

Formação:

‘Magrão’ (vocal), Agnaldo Araújo (guitarra/viola caipira), Cris Violeira (violão),

Fernando Squizatto (baixo), Adriano Araújo (baixo), Ricardo Marchiori ‘Pepe’ (bateria). Todos na banda fazem backing vocals e são fãs de Raul Seixas.

Contato para shows: 19 9 7408-0852

Leia anterior

Mário Antonio Masteguin assume como novo Provedor da Santa Casa de Valinhos

Leia a seguir

Sessão mais tumultuada do ano antecipa clima de eleição